“Inteligência, a mais maleável e, ao mesmo tempo, mais duradoura equilibrante estrutural de comportamento, é essencialmente um sistema de operações vivas e atuantes.” (Jean Piaget – 1896 – 1989)
Semana passada, após concluída a coluna, como de costume, na terça-feira, na sequência, tive aula, iniciando o curso de examinador de trânsito pela Unijui, on line, com a Professora Juliana Marim da Rosa, com a disciplina fundamentos do Processo de Avaliação, iniciou a qualificação, falando de felicidade, com o mesmo enfoque que eu tinha dado a coluna. Como admiro, e, tenho o maior respeito pelo conhecimento da mestra, optei por esta semana, avançar com alguns dos aspectos que registrei no meu processo de avaliação da disciplina, pois entendo que vai ajudar a aprofundarmos o nosso conhecimento na construção de cada indivíduo, um pouco mais realizado como SER HUMANO, conseguindo perceber a evolução em seu entorno.
Ao citar Jean Piaget, como frase chave, busco ser didático no processo de construção do conhecimento, pois ele foi o criador de algumas das teorias fundamentais para compreender o desenvolvimento da mente humana. Suíço formado em biologia, posteriormente se dedicou às áreas de psicologia, epistemologia e educação, por compreender que somente sua área de origem não daria conta de responder suas angustias, em especial sua questão mais importante a ser respondida, que era: - como uma pessoa desenvolve seu conhecimento?
Precisamos registrar, como muitos pensadores já fizeram, estamos apenas atualizando esta afirmação, o conhecimento não ocupa espaço, mesmo que sejam alguns GB em nossos computadores, ou pen drives, o que é apenas um espaço virtual, não físico, pois pode ser armazenado sem o percebermos, como pode ser transferido de um local para outro, sem precisar de meios de locomoção, apenas uns clics.
Ninguém ama aquilo que não conhece, logo, quanto mais tivermos acesso ao conhecimento, mais profundamente buscarmos nos relacionar com ele, maior facilidade teremos para tratar de determinado assunto, para torna-lo familiar em nossas relações, com a capacidade de aprofundamento e o entendimento das diversas nuances que cada tema pode provocar. Dentro deste contexto, precisamos conhecer muito, ter acesso a todas as informações disponíveis sobre a nossa atividade profissional, para que possamos realiza-la com paixão e dedicação, transformando o trabalho em prazer, não angustia e sofrimento.
Todas as atividades tem suas peculiaridades, que por vezes desencadeiam alguns comportamentos atípicos, mas em todas elas, a percepção do humano e a humildade são relevantes, independente de que lado do balcão você esteja, para que se possa transformar, aprendizado em desenvolvimento.
Conhecimento é muito mais do que apenas aprender, é acima de tudo APREENDER o conteúdo, no sentido de aprisiona-lo, colocar nele a nossa cara e passa-lo adiante, para melhorar a vida de outros, se não ele não foi APREENDIDO. Como disse Carl Jung “Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana”.
Para se avaliar um resultado, seja nos estudos, seja em nossas organizações, precisamos ter claro, de onde partimos e onde desejamos chegar, o que se quer conquistar naquele percurso, o que exatamente avaliador e avaliado buscam como resultado, como diz Rubem Alves, não há como avaliar os desiguais com formais iguais, por isso aprendizagem e desenvolvimento estão intrinsicamente interligados com os nossos desejos de realização pessoal, o que nos importa conquistar como humanos, onde queremos chegar, que marcas queremos deixar como legado de nossa vivência nesta sociedade, é isto que vai contar, que vai definir o que poderá ser escrito como seu Epitáfio. PENSE NISTO!
Prof. Nerino Sávio da Rosa - Consultor nas Áreas de Planejamento, Gestão de Pessoas e Gestão Comercial
E-mail: prof.nerino@gmail.com