Offline
Colheita de arroz avança no Rio Grande do Sul com destaque para a Fronteira Oeste; preços da saca caem 2,14%
Publicado em 19/03/2025 10:15
AGRO
A colheita de arroz no Rio Grande do Sul já atingiu 25% da área cultivada, conforme o boletim conjuntural divulgado recentemente pela Emater/RS-Ascar. A Fronteira Oeste se destaca com os índices mais elevados, com municípios como São Borja, Maçambará e Alegrete alcançando 45%, 40% e 35% de colheita concluída, respectivamente. Em outras cidades da região, como Itaqui, Barra do Quaraí e Uruguaiana, a colheita está em torno de 25%.
Na região da Campanha, a colheita está em fase inicial, com 10% da área colhida em Aceguá e Lavras do Sul, e 8% em Dom Pedrito. A semeadura tardia nesta área resultou em lavouras ainda nas fases de floração (7%) e enchimento de grãos (24%). De maneira geral, 40% da área plantada encontra-se na fase de maturação, o que tem permitido aos produtores direcionar as reservas de água para as lavouras semeadas no fim de dezembro.
Em Pelotas, a colheita está em estágio inicial, com 5% da área colhida, enquanto 56% das lavouras estão na fase de maturação e 34% na fase de granação. A região de Santa Maria avançou para 19% da colheita concluída, com 40% das lavouras em maturação. Contudo, algumas áreas, como Cacequi e Restinga Sêca, apresentaram queda de 15% na produtividade, enquanto em São Sepé e Formigueiro a redução foi de 5%.
Na região de Santa Rosa, em Garruchos, a colheita das lavouras semeadas precocemente já começou. As altas temperaturas e a intensa radiação solar favoreceram o desenvolvimento das plantas, que apresentam produtividade de cerca de 8 mil kg/ha, proporcionando boa rentabilidade aos orizicultores locais.
Em Soledade, cerca de 10% da área foi colhida, com produtividade dentro das expectativas. As chuvas de fevereiro ajudaram a elevar os níveis dos mananciais hídricos, proporcionando mais segurança aos produtores, que continuam irrigando de forma moderada.
No mercado, o preço da saca de 50 quilos de arroz registrou uma queda de 2,14%, passando de R$ 90,09 para R$ 88,16, de acordo com levantamento semanal da Emater/RS-Ascar.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper
Comentários
Comentário enviado com sucesso!

Chat Online