A Embrapa Clima Temperado apresentará, nesta quarta-feira, 19 de fevereiro, a cultivar de arroz BRS A709 durante a 35ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz, na Estação Terras Baixas, em Capão do Leão. O evento contará com a presença dos chefes-gerais da Embrapa Clima Temperado, Waldyr Stumpf Júnior, e da Embrapa Arroz e Feijão, Elcio Guimarães, além da equipe de melhoramento genético da instituição.
A partir das 11h, o pesquisador José Colombari Filho, coordenador do programa de melhoramento genético de arroz da Embrapa, apresentará as características agronômicas e de mercado da nova cultivar. A BRS A709 já está indicada para estados da região subtropical do cultivo, além de Goiás, Tocantins, Maranhão e Roraima.
O lançamento da BRS A709, em abril de 2024, ocorre em um momento positivo para a cultura do arroz irrigado no Brasil. Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a área cultivada na safra 2023/24 cresceu 11,1%, com produção estimada em 12,1 milhões de toneladas. O cenário favorável, aliado à demanda internacional aquecida, pode elevar as exportações brasileiras de arroz a dois milhões de toneladas.
A BRS A709 se destaca pelo alto potencial produtivo, podendo alcançar 16.100 kg por hectare, além de um rendimento estável de grãos inteiros (69%) e qualidade culinária premium. Com ciclo médio de 127 dias, a cultivar é tolerante ao acamamento e moderadamente resistente a doenças como brusone, mancha de grãos e mancha parda.
O evento tem como tema central “Produção de Alimentos no Pampa Gaúcho: Uma visão de futuro” e é organizado pela Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz), Embrapa e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/RS).
Com informações: Jornalista Fernando Kopper