Na última semana, a Cooperativa Central Gaúcha Ltda (CCGL) recebeu uma delegação de 37 produtores americanos, provenientes da Kansas State University. A visita foi intermediada pela Agro Connection e contou com a presença de Carlos Bonini Pires, pós-doutor na Kansas State University, e Alexandre Tonon Rosa, Engenheiro Agrônomo da Bayer em Nebraska.
Os produtores foram calorosamente recepcionados pela direção e gerência da CCGL, sendo conduzidos por uma apresentação institucional abrangente. Em seguida, tiveram a oportunidade de explorar a indústria de lácteos da cooperativa e o campo experimental da Rede Técnica Cooperativa (RTC/CCGL), onde puderam conhecer as áreas de pesquisa e participar de uma apresentação prática ministrada pelos pesquisadores.
O grupo, composto principalmente por produtores e pecuaristas do Kansas, incluindo representantes de produtores de amêndoas da Califórnia, expressou grande interesse e admiração pela estrutura da CCGL. Kent Ott, produtor do Kansas, destacou a modernidade da indústria de lácteos, enfatizando a automação e os altos padrões de higiene.
"Estou impressionado com o cuidado e a automação na indústria de lácteos. No campo, a oportunidade de visualizar os estudos de forma prática, especialmente com uma trincheira para uma visão detalhada do solo, foi extremamente atrativa", comentou Ott durante a visita.
A iniciativa faz parte de uma viagem mais ampla que começou na segunda-feira, dia 05, e inclui roteiros que vão desde a observação de culturas de café, laranja e flores até visitas a fazendas e empresas em diversas regiões do Brasil. A CCGL foi escolhida como um dos pontos de destaque no Rio Grande do Sul, proporcionando aos visitantes uma experiência enriquecedora e informativa. Ao todo, a viagem terá uma duração de 14 dias, proporcionando um panorama abrangente do setor agrícola brasileiro aos produtores americanos.
Com informações: Fernando Kopper
Fonte e fotos: Ascom CCGL