Offline
APAE de Campos Borges completa 30 anos e atende cerca 27 camposborgenses durante a pandemia
NOTICIAS
Publicado em 26/06/2021

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) é uma associação em que, além de pais e amigos dos excepcionais, toda a comunidade se une para prevenir e tratar a deficiência e promover o bem estar e desenvolvimento da pessoa com deficiência. Sua principal missão é promover e articular ações de defesa de direitos, prevenção, orientação, prestação de serviços, apoio à família, direcionadas à melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência e à construção de uma sociedade justa e solidária.

Em Campos Borges, a APAE iniciou suas atividades em 11 de junho de 1991, há exatos 30 anos. Atualmente a instituição trabalha com 27 alunos matriculados, oferecendo assistência na área psicológica, pedagógica e física. 

Com a chegada da pandemia ao município em abril de 2020 e a abrangência da bandeira preta no início de 2021,  a instituição ficou sem atendimento presencial e as atividades da monitoria eram entregues para serem realizadas em casa, durante o período não houveram atendimentos clínicos, retornando somente após a liberação do ofício, respeitando os cuidados necessários para o combate a proliferação da Covid-19. 

Além da pandemia ter afetado o atendimento da APAE, impossibilitou que ela realizasse seus tradicionais eventos de arrecadação, os quais foram adaptados ao formato ‘pague e leve’, além dessas festividades, são realizadas rifas e pedágios, que ajudam a manter a organização  em funcionamento, bem como, o auxílio mensal que a mesma recebe da Prefeitura Municipal e dos associados. 

No momento, estão sendo realizados  atendimentos clínicos especializados, como psicoterapia, fonoaudiologia e fisioterapia. Nas próximas semanas serão iniciadas as atividades complementares junto a monitoria. 

A APAE dispõe de seis profissionais, entre eles uma psicóloga, fonoaudióloga, fisioterapeuta,  secretária, monitora e uma servente. 

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!