Já foram mais de 100 pessoas salvas pela Ambulância UTI de Espumoso em menos de dois anos.
Desde o ano passado, o veículo chegou ao município, impactando diretamente na qualidade de vida da população. Pois antes, este atendimento teria que ser feito por uma empresa terceirizada, e levava mais tempo – e na maioria dos casos, o cada segundo conta. O coordenador do SAMU de Espumoso, enfermeiro Cassiano Rodrigues, falou um pouco sobre o veículo, atendimentos e vidas que já foram salvas.
Ele afirmou um aumento da busca pelo serviço, principalmente pelos casos de Covid-19. “Só em 2020, foram em torno de 100 remoções com a UTI Móvel. Na região, estado e até fora do estado”, disse. Já até o mês de maio desde ano, foram mais de 30 solicitações. “Em um plantão de 12 horas, tivemos três remoções até Passo Fundo – as três, ocorridas durante a noite, foram casos de Covid-19”, afirmou.
O Enfermeiro contou que numa distância de até 200 km o município é responsável pelo paciente. “Se não tem o serviço, tem que contratar – contratando um serviço desses, entra em espera, que pode durar dias. Já que provavelmente a empresa presta serviço a outros municípios. E o paciente acaba esperando dentro do hospital (podendo esperar até mais 24h). Em uma situação que cada minuto conta”, explicou. Em espumoso, só entram em contato, chamam a equipe e fazem o atendimento. “A viagem tem que ter enfermeiro, motorista e até um médico”, disse Cassiano. Segundo ele, outras cidades (Prefeituras) entraram em contato com o município de Espumoso, para fazer um convenio com esse transporte, já que este veículo tem salvado vidas.
A aquisição deste automóvel foi em conjunto, com a Secretaria da Saúde e equipe de enfermeiros. “Para tirar este sonho do papel”, contou. “Com equipamentos que até alguns hospitais não têm”. Ele contou que uma equipe se reuniu para avaliar o que precisava, “a Secretária de Saúde, Marileisa, junto com enfermeiros, colegas de faculdade, enfermeiros do Samu e de outras ambulâncias”. Ele afirmou também que “tudo que a equipe pede, a administração oferece”, e que eles possuem uma “relação boa de pedir para a Secretaria comprar e serem atendidos”.
A UTI Móvel (hospital entre 4 rodas) é equipada com:
- Respirador portátil (não precisa desentubar, nem desconectar do respirador);
- Oxigênio (torpedos de oxigênio, com sobra para manter numa viagem);
- Cardioversor;
- Monitor multiparâmetro – sinais vitais do paciente;
- Bombas de infusão – para ofertar os medicamentos na dose certa para o paciente;
- Medicamentos – todos que são necessários;
- Kit intubação – nos casos que precisam ser intubados no caminho. (este kit, o Samu também ganhou);
- Incubadora neonatal (que fica guardado no hospital – para ser usado logo que precise). Ou seja, a uti atende adultos e crianças.
Para finalizar, o Enfermeiro ressaltou que “nem o Samu de Passo Fundo – que é referência - não tem uma ambulância UTI Móvel própria do município, apenas de empresas privadas. Espumoso está muito além em saúde”.