Offline
Publicidade
PUBLICAÇÕES LEGAIS
CRESOL
ODONTOTOP
Seis mortes por pancreatite: quais canetas são citadas nos dados da Anvisa e o que dizem as empresas
Publicado em 09/02/2026 17:56
SAÚDE

Brasil investiga seis mortes por pancreatite associadas ao uso de canetas emagrecedoras. Os casos são tidos como suspeitos e envolvem as principais marcas do mercado como Ozempic, Mounjaro, Saxenda. A Anvisa alerta que, apesar de conter o nome comercial na notificação, o caso pode envolver um produto falsificado.

O levantamento da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), obtidos em primeira mão pelo g1, aponta ainda mais de 200 casos de problemas no pâncreas.

A pancreatite associada ao uso das canetas emagrecedoras ganhou atenção internacional no início do mês, após um alerta divulgado no Reino Unido sobre casos em usuários de medicamentos da classe dos agonistas do GLP-1. No país, há 19 mortes

Como o g1 revelou, no Brasil são seis casos de mortes notificados à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e que estão em investigação. Os registros ainda são considerados suspeitos até a análise final, que pode levar alguns anos.

De acordo com o painel Vigimed, que reúne as notificações enviadas ao órgão, são:

  • 2 casos suspeitos de mortes por pancreatite associadas ao uso de Ozempic
  • 3 casos suspeitos de mortes por pancreatite associadas ao uso de Saxenda
  • 1 caso suspeito de morte associada ao uso de Mounjaro

A Anvisa alerta que as notificações são feitas citando os nomes comerciais das canetas, mas nem sempre envolvem as versões originaisIsso porque há canetas falsificadas ou manipuladas sendo oferecidas com o nome comercial, mesmo que isso seja proibido.

Comentários
Comentário enviado com sucesso!

Chat Online