Offline
CAMPOS BORGES | 120 Dias de Administração
01/05/2021 09:08 em NOTICIAS

Início da Administração de Cleonice e Daniel marcada pelo combate à pandemia e investimentos na área da saúde

O mandato da Aliança por Campos Borges no Poder Executivo completou na última semana 120 dias de administração, sob o comando da prefeita Cleonice da Paixão Toledo e do vice-prefeito Daniel Vicente Morgan.

Na celebração desta data, Cleonice e Daniel realizaram uma live através da página oficial da Prefeitura Municipal de Campos Borges no Facebook, no sábado, dia 23 de abril. Na ocasião, os administradores destacaram o andamento dos projetos municipais, bem como, os trabalhos das secretarias, em especial a secretaria da saúde, a qual é neste momento a principal prioridade da Administração. 

Principais investimentos na saúde em Campos Borges

No início do ano, foi realizada a instalação da farmácia básica na Unidade Básica de Saúde Januário Tavares de Oliveira, no Bairro Operária, bem como, a organização de um consultório odontológico. Segundo a prefeita, em breve, o centro receberá também um eletrocardiograma e um desfibrilador. “ Para um melhor atendimento para as pessoas que procuraram a UBS”. 

Além disso, a secretaria firmou um convênio com um hospital especializado para a interpretação dos eletrocardiogramas. Ainda no mês de abril, o município passou a fazer parte do projeto estadual “Chamar 192” do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) para atendimentos de urgência, emergência e acidentes, na esperança de oferecer um trabalho de qualidade e eficiência. “ A gente sabe que na nossa VRS acontecem muitos acidentes,e geralmente quem estava atendendo esses acidentes era a equipe de saúde dos municípios da região, incluindo o nosso. E agora com 192 a prefeitura poderá arrecadar um pouco de recurso para comprar equipamentos e melhorar um pouco a estrutura das ambulâncias também”, destacou Daniel. 

Segundo Cleonice, a Administração encaminhou uma solicitação para a aquisição de equipamentos para a sala de fisioterapia. “Soubemos que a fisioterapeuta está com poucos equipamentos, e às vezes o atendimento é prejudicado. Então, estamos aguardando a liberação desse recurso para a compra desse material e melhorar a ala da fisioterapia”.

Uma novidade que a secretaria terá este  ano é um audiômetro. O aparelho é usado para avaliar a acuidade auditiva, e foi adquirido, segundo Daniel, no final de sua Administração anterior, entre os anos de 2012 e 2013. “No próximo mês estaremos instalando esse audiômetro, para que uma vez por ano possamos pelo menos fazer um teste em todos os alunos da rede municipal e estadual. A saúde tem uma fonoaudióloga e com esse equipamento as pessoas não precisaram sair do município para fazer esse tipo de teste”, salientou o vice-prefeito. 

Outro feito, é referente ao retorno de um recurso de cerca de R $250 mil ao município, o qual foi perdido na administração passada. “Nosso assessor conseguiu retornar esse recurso ao município, e voltar o convênio com a  nossa prefeitura. Estamos planejando utilizar o dinheiro para ampliar a garagem da saúde e cuidar da manutenção do prédio do posto de saúde e do pronto atendimento” explanou. 

Referente ao dinheiro aplicado no combate à pandemia Coronavírus, a prefeita evidenciou que a última administração entregou em cofre para a área da saúde cerca de R $121 mil e para a assistência social um valor de R$72 mil.  “ Esse valor destinado à saúde, estamos adquirindo testes, exames especializados, serviços informativos e pagamento de servidores. Na área da assistência, o recurso está sendo destinado à aquisição de cestas básicas e auxílio funeral. Até agora não tivemos retorno do Governo Federal se iremos receber mais dinheiro, ” acrescentou Cleonice. 

Na oportunidade, Daniel ressaltou que a prioridade da Administração nesse momento é a saúde. “Hoje a Administração está dedicada exclusivamente à saúde e ao combate à pandemia. Os gastos estão sendo muito grandes, nós estamos tirando dinheiro da agricultura, das obras, calçamentos, casas …. e estamos direcionando isso para a saúde. Hoje, o gasto é grande pois há demanda. Foi isso que combinamos com o secretário da saúde: gaste. Se alguém precisar de um exame, dê. Para conseguirmos tratar esses casos no início”. 

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!