Na tarde de quarta-feira, 10, uma reunião on-line tratou dos últimos detalhes para o recebimento da safra de soja, que deve se intensificar a partir da próxima semana na área de abrangência da Cotriel.
Primeiro a se manifestar, o gerente de grãos, Odélcio Hartmann enfatizou a preocupação com as medidas de saúde em virtude da pandemia de covid-19, bem como a importância do associado entendê-las: “Estamos em um momento que o Estado encontra-se em bandeira preta. Todos precisamos nos cuidar e vamos receber a safra dos nossos associados conscientizando que evitem aglomerações, preencham os dados do bloco de produtor com antecedência, utilizem máscara, acessem álcool gel, tudo para que possamos seguir os protocolos e tenhamos todos bem e com saúde”, disse.
Quanto ao recebimento, Hartmann afirmou que espera uma safra bem melhor que a do ano passado, visto que nos primeiros meses deste ano as chuvas foram expressivas, mas precisam continuar ocorrendo: “Ano passado faltou chuva e este ano temos um cenário um pouco melhor este ano. De tudo que recebemos no ano passado, 78% é safra de verão e 22% de inverno, sendo que temos tudo para chegar próximo do total entregue pelos nossos sócios nos últimos anos. Os procedimentos de descarga, análise e descontos seguem os mesmos e sabemos que todos têm suas peculiaridades, mas a Cooperativa tem normas que precisam ser seguidas a fim de não comprometer esta estrutura” disse.
O assessor de grãos e fomento, Cristiano Corazza destacou que as medidas quanto referentes à soja Intacta recebida são as mesmas e todos que as adquiriram precisam observá-las. Disse que o Departamento Técnico das Unidades procurou fomentar os associados e espera que todos retribuam este trabalho entregando sua safra na Cotriel.
Antonio Fermino, assessor de segurança, reforçou algumas medidas que precisam ser tomadas, principalmente no que tange a ficar atento a golpes utilizando o WhatsApp, bem como ter uma atenção redobrada nesta época, na qual circulam muitos caminhões, despertando a atenção de criminosos.
O gerente de insumos, Amarildo Provensi chamou a atenção dos gerentes para que conscientizem os produtores sobre a importância de adquirir com maior antecedência possível os insumos para a safra de inverno e o plantio da nova safra de verão deste ano, com os associados sempre atentos ao mercado.
Por fim, o presidente da Cotriel, Leocezar Nicolini reconheceu o trabalho realizado por todas as Unidades na última safra, a qual teve uma quebra técnica significativa devido à falta de chuvas. Disse que todos os produtores têm seus compromissos, mas a Cooperativa tem um papel ainda maior, que é manter esta estrutura forte, uma vez que são mais de 7 mil associados que depositam suas esperanças nesta cooperativa e precisam que ela esteja forte: “Mostramos que estamos ao lado do produtor, ajudando-o desde a questão dos lotes, troca de insumos por grãos e nos problemas de recebimento registrados na safra passada. Agora que, com exceção da pandemia, a safra se encaminha para o normal, esperamos ver nas nossas Unidades nossos associados, pois esta Cooperativa é dele e precisa ser por ele fortalecida. Quanto aos funcionários do setor de recebimento e os demais, vamos praticar cada vez mais o nosso lema, que é A Força da União e nos unir, sempre procurando nos cuidar, tomando todos os cuidados com máscara, higienização, distanciamento e tenho certeza que teremos uma excelente safra”, encerrou.
Fonte: Setor de Comunicação Cotriel