O ano letivo teve início em Jacuizinho na segunda-feira, dia 15, de forma remota. Desde fevereiro, os professores vinham preparando o cronograma de volta às aulas presenciais, através do ensino híbrido, porém, devido aos avanços da pandemia e o decreto estadual de bandeira preta, a volta foi cancelada e o plano B foi acionado.
De acordo com o secretário de educação, Alencar Boroswky, os professores elaboraram um caderno de atividades impresso, que foi entregue em todas as residências dos alunos do interior, onde o pai ou responsável assinou o recebimento do material, e na cidade os pais realizaram a retirada na portaria da Escola Leonel de Moura Brizola.
Segundo o secretário, o sistema de ensino a distância será mais rigoroso e a previsão para a volta presencial ainda é indefinida. “ A gente vai seguir os passos do Governo Estadual. A secretaria vai fazer um planejamento semanal, não seremos precipitados em dizer que voltaremos às atividades normais caso a bandeira vermelha volte. Muitos pais autorizaram a volta presencial em fevereiro, mas nossa realidade mudou, muitos pais mudaram de opinião e teremos de pegar as autorizações novamente”, destacou.
A segunda entrega está prevista para o dia 24 de março, quarta-feira, onde haverá o recolhimento das atividades entregues no dia 15. Os professores vêm trabalhando através do sistema de escalas e atendem presencialmente nas escolas.