Em entrevista à Rádio Cidade e ao Jornal Tribuna das Cidades, o vereador José Henrique Westphalen (Republicanos) falou sobre os avanços relacionados à revitalização do Núcleo Habitacional Santa Bárbara (Cohab) e os investimentos que serão anunciados oficialmente no próximo dia 30 de junho.
Segundo o parlamentar, a data marcará o início de uma nova fase para uma das regiões que há décadas enfrenta problemas estruturais e sociais.
“Há dias eu já vinha falando que no dia 30 nós teríamos uma grande notícia, mas que eu não podia me antecipar à prefeita nem ao deputado Rafael Braga. Agora que a prefeita já anunciou, podemos falar. No dia 30 será dada a largada para a revitalização da Cohab, do Núcleo Habitacional Santa Bárbara”, afirmou.
De acordo com Westphalen, o anúncio contará com a presença do vice-governador Gabriel Souza, do deputado estadual Rafael Braga, da prefeita Paula Rubin Facco Librelotto, vereadores e lideranças locais.
“Serão anunciados R$ 6 milhões do Governo do Estado, mais R$ 2 milhões de contrapartida da Prefeitura de Cruz Alta para demolir aqueles blocos que estão abandonados e em ruínas. No lugar deles serão construídas áreas de lazer, espaços esportivos e locais de integração para toda a comunidade.”
Além disso, o vereador destacou que o projeto contempla a recuperação de estruturas existentes.
“Também será anunciada a reforma das escadarias e a revitalização de 48 apartamentos dentro do Núcleo Habitacional. É a maior intervenção realizada naquela área nos últimos 40 anos. E isso é apenas o começo, porque depois dessas obras virão as intervenções da Corsan na área de saneamento. Toda aquela região será revitalizada.”
Westphalen ressaltou que a pauta da Cohab tem sido uma das prioridades de seu mandato desde o início da atual legislatura.
“Eu fico muito feliz porque essa é uma pauta do meu mandato. Em janeiro de 2025, no primeiro mês em que assumi, apresentamos em regime de urgência a Lei dos Bens Vagos e Abandonados. Essa legislação foi o marco legal que possibilitou que tudo isso acontecesse.”
Segundo ele, a legislação permitiu ao município avançar juridicamente na situação dos imóveis abandonados e ainda gerou economia aos cofres públicos.
“Essa lei deu todo o amparo legal para a revitalização. Além disso, ela economizou quase R$ 3 milhões para o município, recurso que poderá ser utilizado justamente na contrapartida necessária para viabilizar os investimentos estaduais.”
O vereador também destacou o trabalho realizado em conjunto com a Prefeitura e sua equipe técnica.
“Nós constituímos uma comissão junto com a Prefeitura, coordenamos os trabalhos e realizamos os processos individuais dos 280 apartamentos através do nosso gabinete e da nossa assessoria, sempre com a supervisão do doutor Vitor Giacomini, que foi fundamental na construção dos caminhos jurídicos necessários.”
Westphalen ainda ressaltou o esforço da administração municipal para viabilizar a recuperação das unidades habitacionais.
“A prefeita Paula, o doutor Vitor e o secretário João Marangon enfrentaram uma luta muito difícil. Houve várias negativas por parte do Governo Federal, mas conseguimos encontrar uma alternativa para garantir a revitalização dessas 48 unidades. Por isso, o dia 30 será um marco e o início de uma nova era para os moradores da Cohab.”
Frente Parlamentar
Durante a entrevista, o vereador também destacou a atuação da Frente Parlamentar de Revitalização da Cohab, criada logo no início da legislatura.
“A frente parlamentar foi constituída na primeira sessão legislativa. Hoje ela conta com a participação do vereador Pastor Alex, vereador Iorã, vereador Airton Becker e vereador José Roberto Pieniz. Durante todo esse período trabalhamos intensamente para buscar soluções para aquela comunidade.”
Segundo ele, diversas melhorias já foram conquistadas por meio das ações do grupo.
“No ano passado apresentamos um relatório completo para a prefeita. Conseguimos avanços importantes em limpeza, desobstrução de redes de esgoto, assistência social e diversas melhorias pontuais. Não eram ainda as transformações que a população desejava, mas foram passos importantes.”
Para Westphalen, os investimentos anunciados representam uma conquista coletiva.
“O dia 30 será a grande comemoração da frente parlamentar, do nosso mandato, da Prefeitura e de toda a Câmara de Vereadores. É uma vitória construída por muitas mãos e que beneficiará toda a comunidade.”
Convite à comunidade
Ao encerrar a entrevista, o vereador destacou a importância da participação do Poder Legislativo nas grandes transformações do município e convidou a população para acompanhar o anúncio.
“Muitas vezes o trabalho do vereador é questionado, mas esse resultado mostra a importância da Câmara quando realmente se envolve nas pautas e se dedica a encontrar soluções. Foi muito trabalho, mas o resultado chegou e é um resultado efetivo.”
Ele também convidou os moradores para participarem do ato.
“Convido toda a comunidade, especialmente os moradores do Núcleo Habitacional Santa Bárbara e todos aqueles que querem ver Cruz Alta avançando, para estarem conosco no dia 30 e acompanharem esse grande anúncio para a cidade.”