O sábado (23) foi marcado por momentos especiais na 6ª Feira do Livro de Ibirubá (FELIBI), com o lançamento de duas obras que reforçam a importância da literatura local e aproximam a comunidade da produção cultural do município.
Às 14h, a escritora Christelle Allini-Kun Tehorst apresentou o livro “O Sotaque Alemão no Regionalismo Rio-Grandense”. Natural de Mundo Novo, pedagoga formada pela Universidade de Passo Fundo e mestre em História pela mesma instituição, Christelle atua como professora da rede estadual e dedica-se à pesquisa sobre identidade cultural. Sua obra reúne análises históricas, registros documentais e relatos orais que explicam o processo de aculturação de comunidades de origem alemã, que, sem vínculo inicial com símbolos tradicionalistas, passaram a incorporar práticas como o uso da bombacha, o fandango e a relação com o cavalo. O livro destaca ainda o papel dos CTGs como guardiões das tradições gaúchas, espaços que preservam a memória e atualizam a cultura no presente.
Já às 15h30, foi a vez da patrona da 6ª FELIBI, Claudia Willrich Klein, lançar “Colorindo Vidas: Aventuras da ONG Mi Au Juda”. A obra é um livro para colorir, produzido em material gráfico de qualidade e com um diferencial solidário: 100% da renda é destinada à ONG Mi Au Juda, entidade que acolhe e protege mais de 400 animais vítimas de abandono e maus-tratos em Ibirubá. Engenheira, produtora rural e fundadora da Academia Ibirubense de Letras, Claudia já publicou três livros infantis, participou de uma coletânea e agora lança sua quarta obra, inspirada na filha Maria Eduarda. O novo trabalho já vem conquistando a comunidade, com quase todos os exemplares vendidos em apoio à causa animal.
Os lançamentos contaram com a presença da prefeita Jaqueline Brignoni Winsch, da secretária da Educação Viviane Kanitz Gentil, da vereadora Marisa Oliveira, além de integrantes da Academia Ibirubense de Letras e da comunidade em geral. Durante a tarde, as autoras receberam convidados, compartilharam suas trajetórias e autografaram exemplares.
Com os lançamentos, a FELIBI reafirma seu papel de valorizar a literatura local, fortalecer a cultura e promover o encontro entre escritores e leitores, consolidando-se como um espaço de diálogo e identidade para Ibirubá e região.