A Brigada Militar do Rio Grande do Sul realizou, nesta sexta-feira (5), a formatura de 415 alunos do Curso Técnico de Segurança Pública, promovido pela Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Sargentos (EsFAS). As cerimônias ocorreram simultaneamente em Porto Alegre e Santa Maria, reunindo familiares, autoridades e integrantes da corporação em celebração ao encerramento da etapa de qualificação.
O curso é uma exigência para a progressão na carreira de nível médio da corporação e tem como objetivo capacitar os militares estaduais para o exercício das funções de 2º sargento. A formação alia conteúdos teóricos à prática profissional, seguindo a Matriz Curricular Nacional para a formação de praças da segurança pública. Concluída esta etapa, os alunos agora aguardam o ato de promoção.
Durante a solenidade na Capital, o subcomandante-geral da Brigada Militar, coronel Douglas da Rosa Soares, discursou destacando o papel estratégico dos sargentos na estrutura da corporação e na proteção da sociedade. Ele citou Martin Luther King Jr. como referência para inspirar os novos profissionais.
“Em algum momento da vida, todos aqui sonharam em ingressar na Brigada Militar. Obviamente, também surgiram dúvidas e inseguranças, mas vocês acreditaram na corporação e em si mesmos. Vestir a farda é um gesto de compromisso absoluto com a sociedade, e as virtudes demonstradas para proteger os gaúchos são nossos pilares de sustentação. Ser sargento é ter voz de comando, a voz que lidera, que ensina e acolhe, mas que também conhece o peso de cada decisão”, declarou o coronel.
O Curso Técnico de Segurança Pública reafirma o compromisso da Brigada Militar com a qualificação permanente de seus quadros e o fortalecimento das ações de segurança em todo o Estado.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper