Offline
Caminhão com mais de 1,5 mil garrafas de vinho sem nota fiscal é apreendido pela Receita Federal em Iraí
Publicado em 27/06/2025 10:50
NOTICIAS
A Receita Federal do Rio Grande do Sul apreendeu, na última quarta-feira (25), um carregamento de vinhos estrangeiros sem nota fiscal que estava sendo transportado de forma clandestina em um caminhão com placas do Paraná. A abordagem ocorreu no Posto Fiscal de Iraí, na BR-386, na divisa com Santa Catarina, na região Norte do Estado.
Durante a vistoria, os agentes encontraram 285 caixas de vinho, totalizando mais de 1,5 mil garrafas, escondidas em meio a uma carga de milho. A ausência de documentação fiscal e a origem estrangeira dos produtos levaram à suspeita de crime de descaminho, que consiste na entrada irregular de mercadorias no país sem o pagamento dos tributos devidos.
A Brigada Militar foi acionada e deu voz de prisão ao motorista, que foi conduzido à Polícia Federal de Santo Ângelo. A Receita Federal ficará responsável pela destinação da carga apreendida.
Segundo a Receita Estadual, além das consequências criminais e do prejuízo financeiro, o transporte ilegal de mercadorias representa uma prática de concorrência desleal, afetando os contribuintes que atuam de forma regular no mercado. A ação integra as iniciativas do programa Receita 2030+, que busca fortalecer a justiça fiscal, a conformidade tributária e o desenvolvimento econômico do Rio Grande do Sul por meio da modernização da administração tributária.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper
Comentários
Comentário enviado com sucesso!

Chat Online