A Delegacia de Polícia de Arvorezinha, sob a coordenação do delegado Daniel Borges dos Santos, teve papel de destaque na 2ª fase da Operação “Fumus Delicti”, deflagrada na manhã desta quinta-feira (12). A ação foi realizada em conjunto com a 3ª Divisão de Investigação do Narcotráfico (3ªDIN/DENARC) e a Delegacia Regional de Santa Maria, e resultou na prisão em flagrante de um homem por posse irregular de arma de fogo.
Durante o cumprimento dos mandados no município, foram apreendidas uma espingarda, mais de 50 munições, 23 caixas de tabaco — utilizadas como matéria-prima para fabricação ilícita — além de vasta documentação e diversos aparelhos celulares. A ofensiva em Arvorezinha foi considerada estratégica, já que a cidade foi identificada como sede da liderança intelectual e financeira da organização criminosa investigada.
No total, a operação cumpriu 14 mandados de busca e apreensão nos municípios de Arvorezinha, São Borja, Paraíso do Sul e Agudo. A Operação “Fumus Delicti” é um desdobramento de investigações iniciadas pela 3ªDIN/DENARC, que identificaram o uso de uma fábrica clandestina de cigarros como fonte de financiamento para o tráfico de drogas, com atuação de facções criminosas na fronteira e região central do estado.
A primeira fase da operação, realizada em janeiro, já havia desmontado a estrutura fabril no município de Agudo. A nova etapa foi considerada essencial para atingir o núcleo estratégico da organização, não alcançado na fase anterior. Conforme a polícia, os documentos e celulares apreendidos serão cruciais para comprovar os crimes de associação criminosa e lavagem de dinheiro, reforçando a ligação entre a liderança do grupo e o esquema ilícito.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper