Depois de uma semana marcada por temperaturas elevadas e tempo seco, o Rio Grande do Sul se despede do veranico com a chegada de uma frente fria que já provocou chuva intensa na Argentina e começou a romper o bloqueio atmosférico em áreas do Oeste gaúcho. A previsão é de que a instabilidade se espalhe pelo Estado, provocando queda gradual nas temperaturas mínimas e máximas ao longo dos próximos dias.
Nesta segunda-feira (19), as mínimas devem chegar a 10ºC em cidades do Sul como Chuí, Pinheiro Machado e Jaguarão, enquanto as máximas se concentram no Noroeste, atingindo 28ºC em Horizontina e Santo Ângelo. Na terça-feira (20), o frio começa a se intensificar, com mínimas de 9ºC em Pinheiro Machado e Canguçu, e máximas de até 25ºC em municípios como São Luiz Gonzaga e São Borja.
Na quarta-feira (21), a mínima deve baixar ainda mais, chegando a 7ºC no Sul do Estado. As máximas seguem amenas, com 25ºC em São Borja e 24ºC em Itaqui e São Luiz Gonzaga. Segundo o meteorologista Murilo Lopes, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), a frente fria avança lentamente e deve trazer um ar frio mais intenso entre terça e quarta-feira, derrubando as temperaturas principalmente no centro-sul gaúcho.
Para quinta (22) e sexta-feira (23), a expectativa é de temperaturas próximas de 5ºC na região da Campanha ao amanhecer. Um frio mais rigoroso, no entanto, só é esperado para o mês de junho.
A mudança no tempo também acendeu o alerta das autoridades. A Defesa Civil do Estado emitiu, no domingo (18), dois alertas de nível laranja (risco alto) e um de nível amarelo (risco moderado) para temporais. Pela manhã, o alerta envolvia risco de chuva forte, granizo, raios e vento nas regiões Noroeste, Missões, Centro, Campanha e Sul. À tarde, o alerta se estendeu para a Costa Doce, Litoral Médio e parte dos Vales.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também emitiu um aviso de nível amarelo válido até as 3h da madrugada de segunda-feira, abrangendo quase todo o Estado, com exceção do Norte, Serra, Região Metropolitana e Litoral Norte.
Nesta segunda-feira, a chuva já atinge as regiões Nordeste, Metropolitana e Litoral Norte. À tarde, a frente fria avança, trazendo nuvens carregadas e pancadas de chuva com raios e trovoadas especialmente nas regiões Oeste e Sul, com atenção redobrada para Pelotas e Chuí. Em Porto Alegre, o dia será de variação de nuvens e temperatura amena, com máxima de 23ºC.
Durante a madrugada de terça-feira, a instabilidade se espalha, com previsão de temporais em cidades como Santa Maria, Camaquã e Pelotas. Pela manhã, as pancadas atingem também Porto Alegre, Litoral Norte e Serra. À noite, a chuva começa a se afastar e áreas da Campanha devem registrar tempo firme.
No norte do Estado, a instabilidade deve persistir até quinta-feira (22), e uma nova rodada de chuvas com vento forte pode atingir grande parte do território gaúcho entre sexta-feira (23) e o fim de semana.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper