Offline
Pelotas se prepara para chuvas intensas com até 150 mm e mobiliza equipes para evitar novos alagamentos
Publicado em 09/05/2025 11:18
NOTICIAS
Pelotas, no Sul do Estado, está em alerta diante da previsão de chuvas intensas para os próximos dois dias. Com a possibilidade de precipitação superior a 150 milímetros, o município mobilizou equipes da Defesa Civil, das secretarias de Serviços Urbanos e Infraestrutura (Ssui) e do Sanep para atuar de forma integrada e minimizar os impactos das fortes chuvas.
Segundo a Defesa Civil estadual, há risco de temporais isolados, raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo. De acordo com o Centro de Pesquisas e Previsões Meteorológicas (CPMet) da UFPel, o volume de chuva pode ultrapassar, em apenas dois dias, toda a média histórica de maio, que gira em torno de 100 milímetros. Em reunião na sede do Sanep, o secretário da Defesa Civil, Milton Martins, apresentou o plano de contingência emergencial com ações preventivas e de resposta rápida durante e após os eventos climáticos.
Apesar do alerta, Martins afirma que, neste momento, não há risco de uma enchente como a registrada em maio de 2023. “Consultamos professores e especialistas e podemos tranquilizar, sobretudo, os moradores do Pontal da Barra e do Valverde. Estamos preparados para lidar com acúmulo de água nos pontos já mapeados”, destacou.
O Sanep reforçará a atuação nas sete casas de bombas da cidade, que são responsáveis por direcionar a água da chuva para fora do perímetro urbano. Equipes de plantão estarão disponíveis 24 horas para acionar os equipamentos, além de realizar a limpeza das grades de contenção, conforme explicou o diretor-presidente da autarquia, Ellemar Wojahn.
A Ssui também intensificou os trabalhos de desobstrução da rede de microdrenagem, com 25 funcionários e maquinário para limpeza de tubulações pluviais. Recentemente, a secretaria implantou rede de drenagem na travessa Bruno Chaves, na zona Norte, e realiza nesta semana a travessia da sanga no Passo do Salso, pela avenida Cidade de Lisboa.
A população pode comunicar ocorrências relacionadas à chuva pelos telefones da Guarda Municipal: 153 ou (53) 3283-7781.
Rio Grande também em alerta
A cidade vizinha de Rio Grande segue com ações preventivas desde segunda-feira (6). Equipes da prefeitura e da Defesa Civil estão vistoriando locais críticos, revisando obras e limpando pontos com histórico de alagamentos, em preparação para chuvas intensas em curto período de tempo.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper
Fonte: Correio do Povo
Comentários
Comentário enviado com sucesso!

Chat Online