Offline
Papa Leão XIV celebra primeira missa de pontificado na Capela Sistina e pede paz ao mundo
Publicado em 09/05/2025 08:46
NOTICIAS
Um dia após ter sido eleito como novo líder da Igreja Católica, o papa Leão XIV celebrou, na manhã desta sexta-feira (09), a sua primeira missa como pontífice, na Capela Sistina, no Vaticano. A cerimônia reuniu os cardeais que participaram do conclave encerrado na quinta-feira (08), quando a fumaça branca anunciou ao mundo a escolha do novo sucessor de São Pedro.
Durante a celebração, conduzida em inglês, italiano e com trechos em latim, o Pontífice prestou homenagem a São Pedro e pediu a bênção do santo para o início de seu pontificado. Na homilia, alertou sobre os perigos de reduzir a figura de Jesus a apenas um “líder carismático ou super-homem”, destacando que até mesmo fiéis batizados correm o risco de viver em um “ateísmo prático”.
Leão XIV também expressou o desejo de que a Igreja Católica se mantenha como “um farol que ilumina as noites do mundo” e lamentou o declínio da fé em meio ao culto ao dinheiro, ao poder e ao prazer. A missa começou por volta das 6h (horário de Brasília) e terminou pouco antes das 7h30min.
Natural de Chicago, nos Estados Unidos, e com cidadania peruana desde 2015, o cardeal Robert Prevost foi eleito papa aos 69 anos. Ele é o primeiro pontífice da ordem agostiniana e foi nomeado cardeal por Francisco em 2023. Considerado moderado e articulador, Prevost escolheu o nome Leão XIV como referência à tradição e à unidade.
Em seu primeiro discurso, proferido ainda na quinta-feira na Praça de São Pedro, Leão XIV iniciou com a saudação “A paz esteja convosco”, e reforçou a importância do diálogo, da caridade e da construção de pontes. O novo papa agradeceu ao papa emérito Francisco e aos cardeais que o elegeram, enviando também uma saudação especial à diocese de Chiclayo, no Peru, onde foi bispo por uma década.
"Somos discípulos de Cristo. O mundo precisa da sua luz, a humanidade necessita de pontes para que sejam alcançadas por Deus ao mundo", declarou Leão XIV. O Pontífice ainda pediu orações à Virgem Maria, invocando a proteção de Nossa Senhora de Pompeia para sua nova missão à frente da Igreja Católica.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper
Comentários
Comentário enviado com sucesso!

Chat Online