O cardeal dos Estados Unidos Robert Francis Prevost, de 69 anos, é o novo papa da Igreja Católica. O anúncio oficial foi feito nesta quinta-feira (08), após a tradicional fumaça branca ser expelida da chaminé da Capela Sistina, no Vaticano, indicando que os 133 cardeais reunidos em conclave chegaram a um consenso sobre o sucessor do papa Francisco.
O novo pontífice apareceu pouco depois na sacada da Basílica de São Pedro, onde foi apresentado ao mundo pelo cardeal Dominique Mamberti com o tradicional anúncio em latim “Habemus Papam”. Em seu primeiro discurso, Prevost saudou a multidão reunida na Praça São Pedro com uma mensagem de esperança e conciliação: “A paz esteja com todos vocês. Esta é a primeira saudação do Cristo ressuscitado. Eu também gostaria que essa saudação de paz entrasse no coração de vocês”.
Primeiro papa norte-americano da história, Robert Prevost nasceu em Chicago, mas construiu sua trajetória eclesiástica no Peru. É considerado próximo ao papa Francisco, que o nomeou cardeal há apenas dois anos. Sua escolha indica a intenção do colégio cardinalício de manter o rumo reformista iniciado por Francisco, com um perfil pastoral, sinodal e comprometido com os mais vulneráveis. “Queremos ser uma igreja sinodal, que avança, que busca sempre a paz, a caridade, sempre estar próxima, principalmente daqueles que sofrem”, afirmou o novo papa.
Prevost também homenageou seu antecessor logo no início do discurso: “Obrigado, papa Francisco”. A eleição marca o fim do período de Sé Vacante, iniciado com a morte de Francisco há 17 dias, após um AVC e insuficiência cardíaca. Durante seus 12 anos de pontificado, Francisco promoveu reformas históricas e buscou aproximar a Igreja dos fiéis, num momento de declínio do número de católicos no mundo.
A escolha de Prevost ocorreu no segundo dia do conclave, seguindo o padrão das eleições anteriores, em 2005 e 2013. A votação foi precedida por duas rodadas inconclusivas, sinalizadas pelas fumaças pretas vistas na quarta-feira (7) e na manhã de quinta. A definição foi celebrada por uma multidão de aproximadamente 45 mil pessoas que lotou a Praça São Pedro, aguardando ansiosamente o resultado.
O novo pontificado começa com o desafio de manter a relevância da Igreja em um mundo em transformação e de dar continuidade ao legado de diálogo, inclusão e justiça social deixado por Francisco.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper