A Brigada Militar, por meio do 3º Batalhão Ambiental (BABM), realizou nesta quarta-feira (30/04) uma operação de fiscalização em oficinas mecânicas, desmanches de veículos, lavagens automotivas e empresa de triagem de resíduos nos municípios de Cruz Alta, Ibirubá e Selbach, na região do Alto Jacuí. A ação teve como objetivo orientar e fiscalizar empreendimentos com potencial de impacto ambiental.
Durante a operação, oito estabelecimentos foram inspecionados, sendo que seis deles foram flagrados atuando sem a Licença de Operação Ambiental (LO), documento obrigatório para atividades classificadas como potencialmente poluidoras. Diante das irregularidades, os policiais lavraram os respectivos Termos Circunstanciados, e os responsáveis foram enquadrados por crime ambiental.
O Comando Ambiental da Brigada Militar (CABM) reforça que empreendimentos que lidam com resíduos, óleos e demais materiais poluentes devem observar rigorosamente a legislação ambiental e garantir o licenciamento junto aos órgãos competentes.
As equipes do 3º BABM seguem com as ações de fiscalização, reafirmando o compromisso da Brigada Militar com a proteção do meio ambiente e o cumprimento da legislação ambiental.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper
Fonte e foto: Brigada Militar/Comando Ambiental