Na madrugada deste domingo, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou o áudio da comunicação entre o árbitro de campo e o árbitro de vídeo (VAR) sobre o lance de pênalti reclamado pelo Grêmio no clássico Gre-Nal 447, realizado na Arena.
O lance ocorreu aos 38 minutos do segundo tempo, quando, após um passe de cabeça de Cristaldo, Aravena recebeu um contato do zagueiro Aguirre e caiu dentro da área. Em campo, o árbitro Bráulio da Silva Machado interpretou o lance como normal e mandou o jogo seguir.
Durante a revisão, o árbitro do VAR, Wagner Reway, recomendou a revisão em cabine. “Vem dar uma olhada na jogada, por favor. Tem um contato que pega na perna”, afirmou. No entanto, mesmo após a análise nas imagens, Bráulio manteve sua decisão, justificando: “Tem um contato lateral. Quero ver a câmera inglesa. Os dois jogadores tentando jogar a bola. Cadeira com cadeira. Até agora, não vi nada de diferente. Estou voltando com tiro de meta para o Grêmio, ok?”
A não marcação do pênalti causou revolta entre jogadores e dirigentes gremistas. Após o apito final, o árbitro precisou deixar o gramado escoltado pela Brigada Militar diante da insatisfação generalizada no estádio.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper