Offline
PIB do Rio Grande do Sul cresce 4,9% em 2024 impulsionado pela reconstrução pós-enchente
Publicado em 03/04/2025 14:07
NOTICIAS
Mesmo diante da enchente histórica que paralisou a atividade produtiva em 2024, a economia do Rio Grande do Sul registrou um crescimento de 4,9% no PIB no ano passado, superando a média nacional de 3,4%. O desempenho surpreendente está diretamente ligado à injeção de recursos para a recuperação do estado, o que impulsionou a demanda e aqueceu diversos setores.
Segundo o professor do Programa de Pós-Graduação Profissional de Economia (PPECO) da UFRGS, Mauricio Andrade Weiss, apesar do impacto negativo das chuvas, houve uma grande mobilização financeira, especialmente por parte do governo federal. “Muitas empresas ficaram paralisadas durante um certo período, mas a economia recebeu um volume significativo de recursos, tanto em transferências de renda para as famílias quanto em financiamentos com juros subsidiados para empresas afetadas. Além disso, houve investimento público expressivo para a recuperação de estradas e infraestrutura”, explica o economista.
De acordo com Weiss, a economia cresce quando há demanda, e foi justamente a necessidade de reconstrução que movimentou os setores produtivos do estado. “Antes da enchente, não estávamos operando em plena capacidade produtiva nem com pleno emprego. Com a ampliação da demanda por bens e serviços, houve uma retomada da atividade econômica, especialmente no comércio e na construção civil”, destaca.
Os fatores combinados fizeram com que o crescimento do PIB gaúcho superasse as expectativas, impulsionado pelo fluxo de recursos públicos e pela resposta do setor produtivo à demanda reprimida. O cenário reforça a importância dos investimentos na reconstrução como ferramenta de recuperação econômica e geração de emprego no estado.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper
Comentários
Comentário enviado com sucesso!

Chat Online