O Internacional começa a trilhar um caminho exigente nos próximos meses, com uma maratona de 19 jogos em 64 dias, que inclui competições como o Brasileirão, a Libertadores e a Copa do Brasil. O primeiro desafio dessa jornada foi um empate 1 a 1 contra o Flamengo, no sábado (29), no Maracanã, pelo Brasileirão, um resultado que foi recebido com elogios pela postura da equipe.
O técnico Roger Machado não cogita, pelo momento, escalar um time alternativo para os próximos confrontos, preferindo adotar uma abordagem estratégica, jogo a jogo, com a avaliação do desgaste físico dos jogadores antes de cada partida. Segundo ele, a equipe vai entrar em campo "conforme o melhor preparo dos atletas e as características dos adversários".
“Vamos fazer jogo a jogo. O que frisei para os atletas antes da partida é que era o primeiro degrau de uma escada longa, em três competições diferentes nos próximos 60 dias. Avaliar jogo a jogo para levar para campo aqueles que estiverem melhor recuperados, em um ritmo melhor, que estrategicamente possam atender o plano de jogo”, explicou Roger após o empate no Rio de Janeiro.
No jogo contra o Flamengo, Roger realizou quatro mudanças na escalação. Rochet voltou ao gol, Juninho fez sua estreia na zaga, substituindo o lesionado Victor Gabriel, Wesley retornou ao time titular, e Borré foi escalado como titular no comando de ataque, substituindo Valencia, que havia jogado 180 minutos pela sua seleção na data FIFA. Além disso, o treinador fez todas as cinco substituições no decorrer da partida, sendo a última aos 28 minutos do segundo tempo, com a entrada de Thiago Maia no lugar de Bruno Henrique.
Apesar de a postura defensiva ter sido a escolhida para o confronto, o Inter foi eficiente no que se propôs a fazer. O time saiu na frente no primeiro tempo com gol de Bruno Henrique, mas sofreu o empate logo no início da segunda etapa, após um escanteio. Roger avaliou que o empate foi importante e destacou que, tanto Flamengo quanto Inter, são grandes candidatos ao título do Brasileirão.
"Enfrentamento de duas equipes postulantes ao título. Para a gente que deseja se manter na disputa até o final, a gente não poderia escolher adversário e local, tinha-se que buscar os três pontos", afirmou Roger, ao resumir sua análise sobre o jogo.
A lesão de Rochet durante o jogo contra o Flamengo preocupa para a estreia do time na Libertadores. O goleiro sofreu uma lesão em um dos dedos da mão esquerda durante o primeiro tempo e foi substituído no intervalo por Anthoni. Ele passará por uma reavaliação em Porto Alegre para saber se terá condições de jogar contra o Bahia, em Salvador, na quinta-feira (3).
Os próximos desafios do Inter na maratona de jogos incluem a estreia na Libertadores, contra o Bahia, e jogos seguidos pelo Brasileirão. Confira a agenda do time:
3/4: Bahia x Inter - Fonte Nova - Libertadores
6/4: Inter x Cruzeiro - Beira-Rio - Brasileirão
10/4: Inter x Atlético Nacional - Beira-Rio - Libertadores
13/4: Fortaleza x Inter - Castelão - Brasileirão
16/4: Inter x Palmeiras - Beira-Rio - Brasileirão
Com informações: Jornalista Fernando Kopper