A Brigada Militar (BM) divulgou, neste sábado (29), os resultados da Operação Fecha Quartel, uma ação de combate ao crime organizado realizada em todo o Rio Grande do Sul. A ofensiva, que ocorreu entre quinta e sexta-feira, teve como foco o enfrentamento ao tráfico de drogas, a desarticulação de grupos criminosos e a prevenção de crimes violentos.
Durante os dois dias de operação, mais de 14 mil pessoas foram abordadas, resultando na prisão de mais de 200 suspeitos. Além disso, foram apreendidos 57 quilos de drogas e seis armas de fogo. A ação também incluiu nove operações integradas em diferentes regiões do Estado.
A mobilização envolveu policiais dos 21 comandos regionais da Brigada Militar e reforço de efetivos dos setores administrativos, além da participação de unidades especializadas, como o Comando de Polícia de Choque (CPChq), Comando Ambiental (CABM), Comando Rodoviário (CRBM), Comando de Órgãos Especiais (COE), Batalhão de Operações Especiais (Bope) e Batalhão de Aviação (BavBM).
A Operação Fecha Quartel faz parte da estratégia da Brigada Militar para intensificar o policiamento ostensivo e ampliar o enfrentamento ao crime organizado no Estado.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper