Offline
Soldados da EASA realizam treinamento de tiro e orientação em campanha no Campo de Instrução de Cruz Alta
Publicado em 27/03/2025 08:57
NOTICIAS
Nos dias 25 e 26 de março de 2025, os soldados do Efetivo Variável da Escola de Aperfeiçoamento de Sargentos das Armas (EASA), em Cruz Alta, participaram do Tiro de Instrução Individual Básico (TIB) e da Instrução de Orientação em Campanha no Campo de Instrução de Cruz Alta (CICA). O treinamento faz parte do período básico de formação militar, essencial para a adaptação dos novos recrutas às atividades operacionais do Exército Brasileiro.
O Tiro de Instrução Individual Básico representa um marco na capacitação dos soldados, consolidando as técnicas fundamentais de manuseio e disparo de armamento. Durante o treinamento, os militares praticaram posições de tiro, controle de gatilho, alinhamento de miras e disparos sob diferentes condições, aprimorando sua precisão e segurança no uso do fuzil. A certificação no TIB habilita os soldados a utilizarem seu armamento de dotação em missões de segurança do aquartelamento, operações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) e combates convencionais.
Além do treinamento de tiro, os recrutas também participaram da Instrução de Orientação em Campanha, uma preparação para o Exercício de Longa Duração, que será realizado nas próximas semanas. Nessa etapa, os soldados aprenderam técnicas essenciais de navegação em áreas de mata, utilizando bússola e coordenadas cartográficas para deslocamento em terreno desconhecido, além de noções de sobrevivência e planejamento de deslocamentos estratégicos.
Os recrutas que participaram dessas instruções foram incorporados às fileiras do Exército no início de março e seguem em intensa rotina de treinamentos para desenvolver as habilidades necessárias ao serviço militar. Com 32 anos de história, a Escola de Aperfeiçoamento de Sargentos das Armas reafirma seu compromisso com a capacitação dos graduados do Exército Brasileiro, formando militares preparados para os desafios das operações em que forem empregados.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper
Comentários
Comentário enviado com sucesso!

Chat Online