O deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL) afirmou que “não há mais saída” e que seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), será condenado pela Justiça. A declaração foi dada na segunda-feira (25) durante participação por videoconferência no podcast Inteligência Ltda.. A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decide nesta terça-feira (26) se tornará Bolsonaro réu no caso da tentativa de golpe de Estado. Ele também é investigado nos casos das joias e da falsificação dos cartões de vacina.
"Eu já não acredito mais que exista saída, não só para Jair Bolsonaro, mas para todas as pessoas simples que estão sendo condenadas a até 17 anos de cadeia por conta do 8 de Janeiro. Você pode botar o Ruy Barbosa para advogar a favor do Bolsonaro, que ele não vai se livrar de uma condenação”, declarou Eduardo Bolsonaro.
O deputado licenciado se afastou do cargo para morar nos Estados Unidos e atuar na defesa do ex-presidente. Segundo ele, seu objetivo é pressionar autoridades norte-americanas a punirem o ministro do STF, Alexandre de Moraes, além de buscar anistia para os condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023. “Se o Bolsonaro perder o capital político dele, já era. O Alexandre de Moraes vai trancafiar ele na cadeia e jogar a chave fora”, afirmou.
Na entrevista, Eduardo Bolsonaro também criticou a delação do tenente-coronel Mauro Cid, apontado como peça-chave na denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o ex-presidente. Para ele, o acordo de colaboração premiada foi obtido por meio de coerção.
A PGR pede a condenação de Jair Bolsonaro pelos crimes de organização criminosa (3 a 8 anos de prisão, podendo chegar a 17 anos com agravantes), abolição violenta do Estado Democrático de Direito (4 a 8 anos), golpe de Estado (4 a 12 anos), dano qualificado com uso de violência e grave ameaça (6 meses a 3 anos) e deterioração de patrimônio tombado (1 a 3 anos). Caso a denúncia seja aceita nesta terça-feira, Bolsonaro se tornará réu no STF.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper