Offline
Estiagem afeta mais de 2,5 milhões de pessoas no RS
Publicado em 22/03/2025 10:46
NOTICIAS
A estiagem que atinge o Rio Grande do Sul já afeta mais de 2,5 milhões de pessoas, com prejuízos que se estendem do campo às cidades. Conforme a Defesa Civil Estadual, 253 municípios decretaram situação de emergência devido à crise hídrica, que se arrasta desde o final do ano passado.
Na região da Campanha, Bagé enfrenta racionamento de 12 horas diárias de água desde o dia 8 de março. O Departamento de Água e Esgoto de Bagé (Daeb) informou que a medida dividiu a cidade em dois setores e já gerou uma economia de 12% no consumo diário, reduzindo o ritmo da queda dos níveis das barragens. A da Sanga Rasa está 4,65 metros abaixo do normal, enquanto a barragem do Piraí registra 2,80 metros negativos. A barragem emergencial, a menor da cidade, permanece cheia.
Diante das previsões de pouca chuva para os próximos dias, o Daeb decidiu manter o racionamento e realizará uma nova avaliação na segunda-feira. Em março, choveu apenas 18 milímetros na cidade, bem abaixo da média histórica de 116,4 mm para o mês. Somando janeiro e fevereiro, o déficit hídrico ultrapassa 200 mm.
Para minimizar os impactos da crise, a autarquia instalou uma bomba na Avenida Santa Tecla para regular a pressão da água, garantindo que o abastecimento chegue com mais força a áreas mais altas e distantes do município.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper
Comentários
Comentário enviado com sucesso!

Chat Online