A busca pelo oitavo título consecutivo do Campeonato Gaúcho entra em sua fase decisiva. Neste sábado (22), o Grêmio enfrenta o Juventude, às 21h30min, na Arena, pelo jogo de ida da semifinal. O duelo marca o reencontro com o adversário da final do ano passado e único time que venceu o Tricolor na atual temporada.
Além da vaga na decisão, o confronto será uma oportunidade para o técnico Gustavo Quinteros testar novos reforços. Jogadores como Tiago Volpi e Cristian Olivera, decisivos na classificação contra o São Raimundo na Copa do Brasil, devem ser mantidos na equipe titular. Já Aravena e João Pedro, lesionados, desfalcam o time.
O histórico recente preocupa os gremistas. Desde a final do Gauchão de 2023, quando venceu o Juventude pela última vez, o Tricolor acumulou tropeços diante do rival. No Brasileirão, sofreu uma goleada no Alfredo Jaconi e empatou na Arena. Nesta temporada, foi novamente derrotado em Caxias do Sul.
Na fase classificatória, o Juventude terminou em segundo lugar, com 19 pontos, enquanto o Grêmio ficou em terceiro, com 17. Com isso, o Alviverde terá a vantagem de decidir a vaga em casa, no jogo da volta, no próximo sábado (1º), no Alfredo Jaconi.
Grêmio: Marchesín (Tiago Volpi); Gustavo Martins, Kannemann e Rodrigo Ely (Wagner Leonardo); Fábio, Villasanti, Dodi e Reinaldo; Cristaldo, Amuzu (Monsalve) e Diego Costa. Técnico: Gustavo Quinteros.
Juventude: Gabriel; Marcos Paulo, Adriano Martins, Abner e Alan Ruschel; Jadson, Mandaca e Nenê; Lucas Barbosa, Gilberto e Rildo. Técnico: Fábio Matias.
Com força máxima, o Juventude busca surpreender novamente o Grêmio e abrir vantagem na semifinal. Já o Tricolor aposta no fator casa para sair na frente e levar um bom resultado para o jogo da volta.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper