A 35ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas será realizada entre os dias 18 e 20 de fevereiro em Capão do Leão (RS). A programação foi detalhada em coletiva de imprensa nesta terça-feira, 28 de janeiro, na Estação Experimental Terras Baixas da Embrapa Clima Temperado, que sedia o evento pelo sétimo ano consecutivo.
O chefe-geral da Embrapa Clima Temperado, Waldyr Stumpf Junior, destacou a relevância do evento para toda a cadeia produtiva das Terras Baixas e detalhou a programação de seis painéis da Embrapa, que abordarão temas como manejo do solo, cadeia forrageira e tecnologias voltadas ao arroz e à soja.
O diretor técnico do Senar, Cláudio Rocha, ressaltou a importância de disseminar conhecimento técnico, mencionando que o Senar promoverá oficinas práticas, como o tratamento de sementes, além de debates sobre clima e gestão agrícola. Já o prefeito de Capão do Leão, Vilmar Schmitt, celebrou a visibilidade que o evento traz ao município, lembrando os avanços tecnológicos no setor e os benefícios para a cidade.
O presidente da Federarroz, Alexandre Velho, destacou os desafios enfrentados pela safra de 2024, impactada pelas enchentes de maio, e reforçou a necessidade de qualificação constante dos produtores. “Teremos 60 palestrantes e mais de 90 horas de conteúdo técnico para apoiar o produtor a superar adversidades e garantir a segurança alimentar do país”, afirmou.
O evento contará com cerca de 200 empresas expositoras e atrairá um público estimado de 16 mil pessoas. Destaque para as Vitrines Tecnológicas, com 50 empresas apresentando inovações, e para o ápice do evento: a colheita de arroz e soja, marcada para o dia 20, às 16h30min.
Com o tema “Produção de Alimentos no Pampa Gaúcho: Uma visão de futuro”, a Abertura da Colheita é organizada pela Federarroz, com correalização da Embrapa e do Senar, e apoio do Instituto Riograndense do Arroz (Irga). Inscrições gratuitas e mais informações podem ser acessadas pelo site
colheitadoarroz.com.br.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper