Uma pesquisa realizada entre os dias 23 e 26 de janeiro de 2025 revelou um recuo na aprovação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), tanto nas regiões Norte quanto Sul do Brasil. O levantamento, que ouviu 4.500 pessoas presencialmente, mostra uma redução de 5 pontos percentuais na aprovação do governo em comparação a dezembro de 2024, com o índice atual de 47%. A desaprovação, por sua vez, subiu de 47% para 49%.
No Nordeste, embora tenha havido uma queda de 7 pontos percentuais na aprovação, ainda se mantém o índice mais alto da pesquisa, com 60% dos entrevistados aprovando o governo. Já no Sudeste, a aprovação diminuiu ligeiramente, passando de 44% para 42%, enquanto a desaprovação permaneceu estável, em 53%. No Sul, a queda foi mais acentuada, com uma redução de 7 pontos percentuais, passando de 46% para 39% de aprovação, enquanto a desaprovação subiu para 59%.
No Centro-Oeste e Norte, os índices de aprovação permaneceram estáveis em 48%, mas a desaprovação teve um pequeno recuo, indo de 50% para 49%.
A pesquisa teve uma margem de erro de 1 ponto percentual, para mais ou para menos, e um nível de confiança de 95%.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper
Fonte e foto: CNN Brasil