Offline
Cooperativa Central Gaúcha comemora 49 anos de história com foco em inovação, sustentabilidade e desenvolvimento regional
NOTICIAS
Publicado em 21/01/2025
Nesta terça-feira, 21 de janeiro, a Cooperativa Central Gaúcha Ltda. (CCGL), de Cruz Alta, celebra seus 49 anos de trajetória, consolidando-se como uma das maiores referências do cooperativismo no Brasil. Com mais de 171 mil produtores associados, a CCGL tem sido um pilar fundamental para o crescimento econômico e social do Rio Grande do Sul, além de contribuir com a produção nacional.
A missão da cooperativa é promover a integração das atividades do agronegócio, com foco em sustentabilidade e geração de renda para seus associados. Esse compromisso é refletido em diversas áreas da cooperativa, que mescla tecnologia, inovação e respeito pelas pessoas. Um dos grandes destaques da CCGL é sua Unidade de Pesquisa e Tecnologia, que desenvolve e difunde práticas agrícolas e pecuárias voltadas à rentabilidade sustentável. Equipados com laboratórios modernos para análise de sementes e solos, a unidade oferece suporte direto aos produtores, promovendo um uso mais eficiente dos recursos naturais. A Rede Técnica Cooperativa (RTC), que reúne pesquisadores, técnicos e produtores, fortalece a busca por soluções que maximizem a produtividade e a sustentabilidade dos sistemas de produção. A inovação também está presente na SmartCoop, uma plataforma digital que conecta cooperativas e produtores, trazendo gestão e inteligência ao campo.
A CCGL se destaca também pela sua capacidade industrial, com o maior parque de produção de leite em pó do país. Através de tecnologia de ponta e processos sustentáveis, a cooperativa garante a preservação do sabor e da qualidade nutricional de seus produtos, atendendo aos mais altos padrões de qualidade. Na área logística, a CCGL tem se mostrado eficiente com suas unidades Termasa e Tergrasa, localizadas no Porto do Rio Grande, responsáveis por movimentar mais de 50% dos grãos agrícolas do estado destinados à exportação. Esses terminais têm sido fundamentais para o crescimento do agronegócio gaúcho, agregando valor à produção local e atraindo compradores internacionais.
Além de oferecer suporte técnico e econômico aos seus associados, a CCGL tem um papel importante no fortalecimento das comunidades onde atua. O modelo cooperativo da instituição garante que os municípios conveniados recebam uma parte do ICMS gerado pela entrega de matéria-prima à indústria, contribuindo diretamente para o desenvolvimento regional.
Ao longo de quase cinco décadas, o modelo cooperativo da CCGL tem trabalhado para que seus membros não sejam apenas fornecedores, mas donos que participam ativamente das decisões e compartilham os frutos do sucesso coletivo. Para o presidente da CCGL, Caio Vianna, este aniversário celebra um modelo consagrado, que envolve todos os membros das cooperativas e suas comunidades, promovendo benefícios como a criação de empregos, capacitação e a melhoria da eficiência nas propriedades rurais. "Em quase meio século de existência, a CCGL agregou muito aos seus associados, colaboradores, ao estado e ao país", finalizou Vianna.
Ao completar 49 anos, a CCGL reafirma seu compromisso com a produção de alimentos de qualidade, a sustentabilidade e o desenvolvimento regional, demonstrando que é mais do que uma cooperativa: é uma força que transforma vidas e impulsiona o progresso de toda uma região.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper
Fonte e foto: ASCOM CCGL
Comentários
Comentário enviado com sucesso!

Chat Online