A partir desta segunda-feira, 20, até o próximo dia 31, Pelotas será o centro da música de concerto da América Latina com o 13º Festival de Música Sesc. O evento, que já movimenta a cidade, atraiu estudantes e profissionais de diversas regiões do Brasil e do mundo, incluindo um aumento de 30% no fluxo de passageiros no Terminal Rodoviário de Pelotas, conforme projeção da Empresa do Terminal Rodoviário de Pelotas (Eterpel).
O festival é uma grande celebração da música de concerto, com 63 apresentações distribuídas em 12 dias, além de 20 apresentações extras em locais como o comércio local, hotéis e estabelecimentos de serviços. O diretor do Sesc Pelotas, Luis Fernando Parada, destaca a importância cultural do evento para a cidade e a região, afirmando que é um momento de festa para Pelotas, que recebe um dos maiores festivais de música da América Latina.
Durante o evento, que contará com apresentações no Teatro Guarany, Mercado Público, Praia do Laranjal, e até na zona rural, a expectativa é que pelo menos 40 mil pessoas participem das atividades. “Este festival é um grande agradecimento à população de Pelotas, que acolhe com tanto carinho este projeto cultural”, afirma Parada.
A programação do festival conta com eventos variados, como o concerto no Laranjal, que ocorrerá no dia 25, com tributo às enchentes do ano passado e apresentações de Loma Pereira, Shana Muller e Daniel Torres. Outro destaque é a apresentação do grupo uruguaio La Ventolera no dia 23, com música instrumental e candombe, celebrando a herança afro-latina de Pelotas.
Além das apresentações, o evento proporciona o aprimoramento de cerca de 350 alunos, com 50 professores especializados. O estudante Marlon Molina, de 19 anos, que participa pela quarta vez do festival, compartilhou sua experiência. “Cada edição renova em mim a certeza de que todo o esforço vale a pena. O Festival é um ponto de encontro de talentos, histórias e sonhos, uma experiência única de aprendizado constante”, diz Molina.
O festival também promove o encontro de profissionais responsáveis por Orquestras Jovens do Sesc de diferentes estados, que formam a Orquestra Jovem Sesc Brasil. Para Parada, este evento reflete a riqueza cultural e a importância da música na formação de jovens talentos em todo o país.
O evento será encerrado com a apresentação da Orquestra Sinfônica Acadêmica e do coral da Sociedade Pelotense Música Pela Música, no dia 31, ao lado do Mercado Público.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper
Fonte: Correio do Povo