Em 2024, aproximadamente duas mil pessoas visitaram o Museu Érico Veríssimo, em Cruz Alta, município natal do renomado escritor e inspiração para sua obra "O Tempo e o Vento". O espaço, instalado na antiga residência da família Verissimo, atraiu turistas de diversas partes do Brasil, como São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro e Mato Grosso.
O museu é um verdadeiro acervo da vida do autor, reunindo objetos pessoais como sua primeira máquina de escrever, documentos, cadernos com anotações e fotografias de momentos significativos de sua trajetória.
Emilia do Nascimento Machado, servidora do museu há 25 anos, destaca que, mesmo com os desafios impostos pelas enchentes no Rio Grande do Sul, o fluxo de visitantes permaneceu estável. “Apesar das enchentes em 2024, nosso movimento não teve grandes alterações”, afirmou.
A Casa Museu Érico Veríssimo está aberta à visitação de segunda a sexta-feira, com horários das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h30, recebendo tanto grupos de turistas quanto escolas. Para mais informações, os interessados podem entrar em contato pelo telefone 0800 400 0126, ramal 2088.
Sobre a Casa Museu:
Tombada em 1984 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (IPHAE), a Casa Museu Érico Veríssimo é um dos principais pontos turísticos do Rio Grande do Sul, preservando e celebrando a memória do autor e seu legado literário.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper