A Secretaria Estadual da Educação (Seduc) inicia, nesta segunda-feira (6), o período de pré-matrículas e transferências para o ano letivo de 2025 na Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul. As inscrições seguem até o dia 19 de janeiro, abrangendo vagas para o 1º Ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, em modalidades regulares e técnicas.
Estudantes do 2º ao 9º ano do Ensino Fundamental e das 2ª e 3ª séries do Ensino Médio que desejam transferência de outras escolas estaduais, municipais ou privadas também podem realizar a solicitação durante o mesmo período. O processo ocorre exclusivamente pelo site da Seduc, na aba “Matrículas – Chamada Pública”.
Paralelamente, até 15 de janeiro, estará aberto o prazo para solicitação dos tamanhos dos kits de uniformes escolares. A seleção pode ser feita on-line ou presencialmente nas escolas onde os alunos já estão matriculados. Mais de 580 mil estudantes já efetuaram a escolha.
Durante a confirmação da matrícula, estudantes maiores de 16 anos ou responsáveis poderão realizar a autodeclaração étnico-racial, uma medida que contribui para o desenvolvimento de políticas públicas mais inclusivas. A autodeclaração é integrada ao Censo Escolar do INEP, permitindo o mapeamento da diversidade nas escolas brasileiras.
As transferências priorizam a proximidade da residência do aluno com a escola e a menor idade, exceto quando há irmãos matriculados na mesma instituição. Na solicitação, é possível indicar até três opções de escolas, respeitando a disponibilidade de vagas.
A efetivação das matrículas ocorrerá entre 30 de janeiro e 7 de fevereiro. Nessa etapa, os responsáveis deverão comparecer presencialmente à escola designada com documentos como certidão de nascimento ou RG do estudante, CPF, comprovante de residência, carteira de vacinação, cartão SUS e NIS.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper