O desabamento da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que liga o Maranhão ao Tocantins, deixou 10 mortos e sete desaparecidos, de acordo com um novo balanço divulgado nesta sexta-feira. A viga central da ponte, construída na década de 1960 e com cerca de 500 metros de extensão, colapsou no último domingo, ainda sem causas conhecidas.
Equipes de resgate localizaram mais dois corpos nas últimas 24 horas. Um deles foi encontrado no rio Tocantins nesta sexta-feira, enquanto o outro estava a seis quilômetros do local do acidente, segundo informações da Marinha. As buscas prosseguem com mais de 70 socorristas, que utilizam câmaras hiperbáricas para realizar mergulhos em profundidades superiores a 30 metros.
Além do risco para as equipes, autoridades alertaram para o perigo de contaminação do rio. Três caminhões caíram na água durante o desabamento, transportando 22 mil litros de pesticidas e 76 toneladas de ácido sulfúrico – substância altamente corrosiva. Apesar disso, o Corpo de Bombeiros informou que os tanques dos veículos permaneceram intactos.
O balanço anterior, divulgado na quinta-feira, registrava oito mortos e nove desaparecidos. As autoridades seguem monitorando a área e investigando as possíveis causas do colapso.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper