Offline
Dezembro começa com temporal e segue com calor e pouca chuva no Rio Grande do Sul
Publicado em 01/12/2024 15:53
NOTICIAS
O último mês de 2024 será marcado por temperaturas elevadas e baixa frequência de chuvas no Rio Grande do Sul, conforme indicam meteorologistas. Após o forte temporal previsto para este domingo (1º), o Estado terá semanas predominantemente secas e quentes.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o fenômeno La Niña, que influenciou o clima em anos anteriores, não deve ter impacto significativo neste mês, tornando os padrões atmosféricos menos previsíveis. No entanto, a tendência geral é de calor, com a chegada do verão no dia 21 de dezembro.
Em Porto Alegre e na Região Metropolitana, as temperaturas devem variar entre 20º C e 30º C, podendo ultrapassar essa média. No Interior, especialmente no Noroeste, cidades como Uruguaiana e São Luiz Gonzaga poderão registrar mínimas de 18º C e máximas que se aproximam dos 40º C em alguns dias.
O mês começa com a formação de um ciclone extratropical na costa do Estado, que provocará uma frente fria neste domingo. Há previsão de chuvas intensas, raios, granizo e ventos de até 100 km/h. O acumulado pode atingir 100 milímetros em poucas horas, mas o evento será breve. Já na manhã de segunda-feira (2), o tempo deve se estabilizar, com sol e temperaturas amenas marcando o início da semana.
As chuvas serão mais volumosas nas regiões Noroeste, Metropolitana e Central, enquanto a Campanha e o Extremo Sul terão precipitações menos intensas. Apesar disso, a estiagem não é uma preocupação para dezembro, já que as pancadas de chuva alternarão com períodos secos.
Meteorologistas reforçam a importância de acompanhar as previsões diárias, já que a ausência do La Niña torna o clima mais variável neste período.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper
Foto: Ivan das Tintas
Comentários
Comentário enviado com sucesso!

Chat Online