O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta terça-feira (26), três alertas climáticos para o Rio Grande do Sul, prevendo volumes expressivos de chuva e rajadas de vento que podem ultrapassar os 60 km/h. A previsão de instabilidade afeta diversas regiões do estado, com risco de temporais e alagamentos em áreas mais vulneráveis.
O primeiro alerta, de nível amarelo, abrange a Fronteira Oeste, Campanha, Região Central e Sul, com previsão de chuvas de até 50 milímetros e rajadas de vento de até 60 km/h. Esse aviso tem validade até às 23h59min desta terça-feira.
Um segundo alerta, de nível laranja, foi emitido para a Fronteira Oeste e terá duração até o meio-dia de quinta-feira (28), com previsão de volumes de chuva significativos e risco de alagamentos na região.
O terceiro alerta, também de nível amarelo, foi emitido para o Norte, Região Metropolitana, Serra, Sul e os litorais Sul e Norte. Esse comunicado prevê chuvas de até 50 milímetros e ventos de até 60 km/h, com validade até às 4h de quarta-feira (27).
De acordo com a Climatempo, a Fronteira Oeste, Campanha e Sul do estado serão as regiões mais afetadas, com risco de chuvas fortes, trovoadas e rajadas de vento intensas. Em Porto Alegre, a previsão é de chuva moderada a forte, com ventos, mas em menor intensidade.
A instabilidade deve persistir até sexta-feira (29), com volumes de chuva significativos, especialmente na Campanha, onde podem ser registrados mais de 100 milímetros. O Inmet orienta a população a evitar abrigos sob árvores durante rajadas de vento e a precaução com aparelhos eletrônicos conectados à tomada.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper
Fonte: GZH