A morte de Jackson Peixoto Rodrigues, ocorrida no último sábado (23) dentro da Penitenciária Estadual de Canoas 3, na Região Metropolitana de Porto Alegre, gerou uma crise na segurança do complexo prisional e levou o governo do Estado a adotar medidas de emergência. Durante uma entrevista coletiva realizada na tarde desta segunda-feira (25), o governador em exercício, Gabriel Souza, anunciou o afastamento do diretor da unidade e de mais quatro servidores.
Os afastados incluem o diretor da unidade, o chefe de segurança, dois supervisores de plantão e o agente responsável pela segurança da galeria onde ocorreu o homicídio. A morte de Jackson Peixoto Rodrigues é suspeita de ter envolvido o uso de uma arma fornecida por meio de um drone. Os afastamentos são temporários, enquanto a investigação estiver em curso.
“Essa medida não implica qualquer confirmação de culpabilidade dos servidores. Nosso objetivo é garantir uma apuração isenta e rigorosa, para entender os acontecimentos do dia”, explicou Gabriel Souza. Ele ressaltou que, caso a investigação indique que não houve envolvimento dos servidores afastados, eles poderão retornar aos seus cargos.
Como parte das medidas emergenciais, Clédio Muller, atual diretor-adjunto do Departamento de Segurança e Execução Penal da Polícia Penal, assumirá a direção do complexo de forma provisória. Além disso, o governo estadual determinou novas ações de segurança, incluindo três revistas diárias na galeria onde ocorreu o crime e varreduras em outras unidades prisionais do estado.
O secretário da Segurança Pública, Sandro Caron, também anunciou o reforço da segurança na região metropolitana de Porto Alegre, com diligências sendo realizadas pelas forças de segurança para detectar tentativas de ações criminosas e garantir a segurança da população.
A Polícia Civil já instaurou um inquérito para investigar as circunstâncias da morte de Jackson Peixoto Rodrigues. Dois apenados foram autuados em flagrante pelo homicídio, e as investigações seguem em andamento.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper