Teve início na manhã desta segunda-feira, 25, o 1º Simpósio Municipal da Consciência Negra - Vozes que Inspiram, em Cruz Alta. O evento, que acontece ao longo do dia, busca conscientizar a comunidade e promover reflexões em torno do Dia da Consciência Negra, com palestras e atividades que destacam a valorização da cultura negra e a importância do respeito à diversidade.
As palestras nos turnos da manhã e tarde estão sendo realizadas na Casa de Cultura Justino Martins, enquanto à noite as atividades se concentram no Salão Nobre do Campus da Universidade de Cruz Alta (Unicruz). A iniciativa é organizada pelo Conselho Municipal de Promoção à Igualdade Racial (COMPIR), pela Comissão da Igualdade Racial (CIR) da OAB Subseção Cruz Alta e pela Unicruz, com apoio das Secretarias de Educação, Desenvolvimento Social e Cidadania.
“Promover um evento como o 1º Simpósio da Igualdade Racial é fundamental para consolidar a união de diferentes órgãos da cidade, criando um espaço de diálogo e aprendizado que poderá impactar positivamente a sociedade”, afirmou Talita Rosa, presidente do COMPIR. Ela destacou a relevância de discutir diversidade, respeito e inclusão como pilares para a transformação social.
O simpósio reforça a importância de ações coletivas na luta por igualdade racial, inspirando novas perspectivas e consolidando Cruz Alta como referência no debate sobre inclusão e diversidade.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper
Fonte e fotos: ASCOM Cruz Alta