As obras de recuperação da pista do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, estão na reta final, com a conclusão da última camada de asfalto a apenas três semanas da reabertura completa do terminal. Desde o dia 21 de outubro, o aeroporto opera de forma limitada, atendendo apenas voos domésticos. No entanto, a partir de 16 de dezembro, o aeroporto estará pronto para retomar os voos internacionais.
A Fraport Brasil, responsável pela administração do Porto Alegre Airport, segue com a execução da fase 3 das obras, com a colocação da última camada de asfalto e a próxima etapa sendo a instalação da sinalização horizontal, balizamento luminoso, instrumentos de navegação e homologação da pista. O diretor de infraestrutura e manutenção da Fraport Brasil, Cássio Gonçalves, destacou que a pista de 3.200 metros será completamente entregue até o dia 16 de dezembro, permitindo a retomada dos voos internacionais, com destaque para o voo inaugural da Copa Airlines para a Cidade do Panamá no dia 19 de dezembro.
Além disso, as subestações de energia, essenciais para o funcionamento do aeroporto, também estão em fase avançada. As três subestações principais, incluindo a KF3, já estão operacionais, enquanto as subestações KF1 e KF4 devem estar em funcionamento até o dia 10 de dezembro. Essas melhorias, junto à instalação da alimentação da rede de 69 KV, garantirão a capacidade energética necessária para a operação do terminal. A expectativa é de que a infraestrutura finalizada traga mais estabilidade e eficiência ao aeroporto, que se prepara para receber novas rotas internacionais, como Lima e Santiago, a partir de janeiro de 2025.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper
Foto: Fraport