A consulta ao lote de restituição do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) para contribuintes que caíram na malha fina em 2024 estará disponível a partir das 10h desta sexta-feira (22). Segundo a Receita Federal, mais de 220 mil contribuintes terão acesso à restituição, incluindo cerca de 8,6 mil no Rio Grande do Sul. O lote também contempla valores residuais de anos anteriores.
No total, serão pagos R$ 558,8 milhões, dos quais R$ 306,9 milhões destinam-se a contribuintes prioritários. Por conta das enchentes que afetaram o Rio Grande do Sul, os moradores do estado foram incluídos entre as prioridades, com 8.643 contribuintes na lista.
Os contribuintes prioritários incluem:
* 88.246 que informaram chave Pix do tipo CPF ou utilizaram declaração pré-preenchida;
* 34.287 idosos entre 60 e 79 anos;
* 8.898 professores;
* 4.802 idosos acima de 80 anos;
* 3.570 pessoas com deficiência física, mental ou moléstia grave.
Os 73.151 contribuintes restantes, que não informaram chave Pix ou não têm prioridade legal, também estão contemplados no lote.
A consulta pode ser feita no site da Receita Federal, na aba “Meu Imposto de Renda” > “Consultar a Restituição”, ou pelo aplicativo da RF. O pagamento será realizado em 29 de novembro, na conta ou chave Pix informada na declaração.
Caso o depósito não seja efetuado, como em casos de contas desativadas, os valores poderão ser resgatados no Banco do Brasil por até um ano. Após esse período, o contribuinte precisará solicitar o resgate pelo Portal e-CAC.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper