O Rio Grande do Sul será influenciado nesta quarta-feira, 13, por um centro de alta pressão atmosférica, que manterá o tempo aberto e ensolarado em grande parte do Estado. Com amplos períodos de céu claro e atmosfera seca, a madrugada e o amanhecer serão marcados por um frio incomum para novembro, enquanto a tarde promete temperaturas agradáveis.
Os últimos dias têm surpreendido com as baixas temperaturas, mas, segundo o histórico climático, dias frios nesta época do ano não são raros na região. Massas de ar frio podem alcançar o Sul do Brasil em qualquer época, mesmo no verão. Apesar de ser um fenômeno menos comum no final da primavera, o Rio Grande do Sul, localizado em uma zona de transição climática, está sujeito a incursões de ar frio tardias.
No ano passado, mesmo com a presença de El Niño, Porto Alegre registrou temperaturas baixas para o mês de novembro, com mínimas de 13,7°C no dia 4; 10,7°C no dia 5; e 13,0°C no dia 25. Em 2022, a capital teve madrugadas ainda mais frias, com marcas de 9,9°C nos dias 1 e 2; e 9,3°C no dia 3. No histórico da cidade, a menor marca registrada em novembro foi de 6,4°C, em 1924.
No Sul de Santa Catarina, eventos de neve tardia também já foram observados. Em novembro de 2022, o Morro da Igreja, em São Joaquim, registrou neve, marcando a ocorrência mais tardia do fenômeno no Brasil. Com a proximidade do verão, o Estado deve ter uma maior frequência de dias quentes, mas novas incursões de ar frio podem acontecer, especialmente durante as madrugadas e noites, trazendo um equilíbrio entre o calor e o frio típico das transições de estação.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper
Fonte: Correio do Povo