Offline
Climatempo apaga alerta sobre ciclone bomba no Sul do Brasil após críticas e revisão de modelos meteorológicos
NOTICIAS
Publicado em 09/11/2024
Após divulgar um alerta sobre a possível formação de um ciclone bomba próximo ao litoral Sul do Brasil, o Climatempo retirou a matéria do ar na sexta-feira, após receber críticas de meteorologistas e a Defesa Civil do Rio Grande do Sul, que considerou o fenômeno "pouco provável". Na manhã de sexta, o instituto havia noticiado que o ciclone estaria se formando no Oceano Atlântico, aproximando-se da região, com previsão de chuvas intensas e ventos fortes para a próxima terça-feira, dia 12.
O uso de uma imagem gerada por inteligência artificial, que mostrava a formação do fenômeno sobre quase toda a região Sul, gerou questionamentos entre especialistas. Inicialmente, apenas a imagem foi alterada, mas, posteriormente, o Climatempo optou por excluir a matéria.
A Defesa Civil do RS, em comunicado nas redes sociais, informou que vinha monitorando a possível formação do ciclone junto à Sala de Situação, mas que novas análises na sexta-feira mostraram baixa probabilidade de ocorrência. "As rodadas dos modelos meteorológicos indicavam pouca probabilidade de ocorrência desse fenômeno", afirmou o órgão.
A MetSul Meteorologia também se posicionou, explicando que um dos modelos meteorológicos europeus chegou a sugerir a formação de um ciclone de intensificação explosiva para terça-feira. Porém, em novas simulações, o cenário mudou drasticamente, sem indícios de ciclone bomba próximo ao Rio Grande do Sul. O instituto reforçou a necessidade de cautela na divulgação de previsões extremas, ressaltando que o alerta inicial foi um "indicativo temporário" dos modelos, que não se confirmou.
Até o fechamento desta matéria, o Climatempo não havia comentado oficialmente sobre a exclusão da publicação.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper
Comentários
Comentário enviado com sucesso!