Offline
Evento em Cruz Alta celebra 22 anos da AMACA e reforça apoio a pessoas com Transtorno do Espectro Autista
NOTICIAS
Publicado em 08/11/2024
A Associação Comercial e Industrial de Cruz Alta (ACI) foi palco de um evento especial promovido pela Associação de Pais e Amigos do Autista de Cruz Alta (AMACA), reunindo cerca de 90 participantes para comemorar o 22º aniversário da instituição. Realizado anualmente próximo ao dia 11 de novembro, data de fundação da AMACA, o evento visa fortalecer a rede de apoio a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na região, com foco na troca de experiências e boas práticas entre profissionais e famílias.
 
Com o apoio do Hotel da Cuia, associado à ACI, que cedeu o espaço, o evento contou com a presença de diversos profissionais das áreas de educação e saúde, além de pessoas com TEA e seus familiares. Entre os participantes, estavam 55% de profissionais da educação e 32% de profissionais da saúde, e o evento também foi aberto para pessoas com TEA e familiares, que representaram 13% do público. Essa diversidade ajudou a promover uma visão inclusiva e abrangente sobre o tema.
 
Ao longo do dia, representantes de 12 instituições locais, como a Escola Especial Deputado Carlos Santos – CIEP, o Centro Regional de Referência em Transtorno do Espectro do Autismo (CRR TEAcolhe Cruz Alta), o Colégio Totem, entre outras, compartilharam suas práticas em educação e atendimento terapêutico especializado. Cada instituição teve 20 minutos para detalhar suas abordagens, incluindo serviços oferecidos, técnicas aplicadas e desafios enfrentados no atendimento a pessoas com TEA. O evento foi enriquecido com rodadas de perguntas ao final de cada turno, permitindo aos participantes esclarecerem dúvidas e discutirem temas específicos.
 
Na etapa final, uma mesa redonda reuniu representantes das instituições para discutir práticas que poderão ser incorporadas ao atendimento e novas ideias para fortalecer a rede municipal de apoio a pessoas com TEA. Todo o conteúdo compartilhado e as conclusões do debate foram documentados pela AMACA e servirão de base para futuras políticas públicas e ações comunitárias, garantindo que os avanços discutidos possam ser implementados na prática.
Além do conhecimento transmitido, todos os participantes e instituições receberam certificados de participação, destacando o comprometimento da comunidade com o desenvolvimento de um atendimento cada vez mais inclusivo e eficaz para pessoas com TEA em Cruz Alta.

 

Com informações: Jornalista Fernando Kopper
Comentários
Comentário enviado com sucesso!