O cruz-altense Bernardo Caino Teixeira Machado, de 19 anos, foi um dos 15 jovens produtores rurais gaúchos selecionados para o programa Young Farmers, projeto que levará os participantes para um intercâmbio de estudos sobre práticas agrícolas sustentáveis no Canadá. O programa, que tem início em novembro de 2024, inclui aulas de inglês online e, a partir de 2025, um período presencial de oito meses e meio no país norte-americano, com experiências práticas e aulas no SELC College.
A iniciativa, idealizada por Paulo Herrmann e apoiada por entidades como o Consulado do Canadá, PH Advisory Group e Canadá Intercâmbio, destaca o Canadá por sua excelência em inovação agrícola e conservação de recursos naturais. "O Canadá é um país que acolhe imigrantes e necessita deles, além de investir em práticas sustentáveis que são exemplares para os jovens produtores brasileiros", explica Herrmann.
Bernardo, que é neto do produtor rural Décio Teixeira, ex-presidente do Sindicato Rural de Cruz Alta, e atualmente presidente da Comissão Jovem da entidade, vê o intercâmbio como uma oportunidade para aprimorar os métodos de cultivo usados em sua propriedade e compartilhar as iniciativas locais. "Essa experiência será fundamental para que possamos implementar técnicas inovadoras e também divulgar o trabalho agrícola da nossa região no exterior", afirma o jovem produtor.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper
Fonte: Sindicato Rural de Cruz Alta