Nesta quinta-feira (07.11), o clima úmido e instável persiste em grande parte do Brasil, dificultando os trabalhos no campo. Segundo o meteorologista Gabriel Rodrigues, do Portal Agrolink, o país atravessa um típico cenário de primavera, caracterizado por pancadas de chuva isoladas e sensação de abafamento provocada pela alta umidade.
As condições de chuva são reforçadas por áreas de baixa pressão e uma frente fria no oceano, especialmente no Centro-Sul. Em estados como Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo, são esperados volumes entre 20 e 40 mm, com picos de até 75 mm no sul paulista. Essas precipitações beneficiam o desenvolvimento inicial de culturas como a soja e o milho, mas o excesso de umidade pode dificultar o manejo e aumentar o risco de doenças fitossanitárias.
Outros estados, incluindo Rondônia, Mato Grosso, Goiás, além do Triângulo Mineiro, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, também devem registrar chuvas intensas, embora de forma mais localizada, com volumes pontuais de até 50 mm. Com a passagem da frente fria prevista para o final de semana, o Sul e Sudeste devem receber uma massa de ar mais frio e seco, trazendo temperaturas entre 7°C e 12°C, especialmente nas regiões de maior altitude.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper