Após a divulgação de uma matéria nos meios de comunicação que levantou dúvidas sobre a permanência e até mesmo o término do convênio entre o Município de Espumoso e o Hospital Notre Dame São Sebastião, o prefeito Douglas Fontana fez um pronunciamento oficial para esclarecer a situação e abordar a desconfiança gerada.
Em sua fala, Fontana destacou que nada foi alterado em relação à parceria entre a instituição hospitalar e o Poder Público. O convênio, assinado neste ano e com previsão de término na metade do mês de novembro, segue ativo, com expectativa de renovação. No entanto, o chefe do executivo reafirmou a necessidade de melhorias no atendimento prestado pelo hospital, um aspecto que tem gerado descontentamento em toda a comunidade.
O novo modelo de convênio assinado este ano visava introduzir metas que a instituição deveria alcançar para ser remunerada pelos serviços prestados, incluindo a realização de exames e consultas em algumas especializações disponíveis.
Na tarde de segunda-feira (04), foi comunicado a funcionários, municípios atendidos pelo hospital e à imprensa regional que o Hospital Notre Dame São Sebastião passará a ser administrado pela Sociedade Beneficente São Camilo. A mudança de gestão está prevista para ocorrer no início de 2025. A Sociedade Beneficente São Camilo é reconhecida por sua expertise na gestão de hospitais, sendo referência especialmente no Estado de São Paulo.
André Brückmann, representante da Sociedade Beneficente São Camilo, afirmou que, a partir da transição, um estudo será realizado para identificar as necessidades da região. “A São Camilo foi convidada pelas Irmãs de Notre Dame para assumir o hospital de Espumoso. Fizemos um diagnóstico e reconhecemos que as Irmãs realizaram um excelente trabalho, mas, por decisão delas, a gestão foi transferida para a São Camilo. Honraremos todas as negociações feitas até então, e os funcionários serão mantidos. Ao longo do tempo, faremos um estudo para identificar as necessidades da região e a viabilidade da implementação de novos serviços”, disse.
As Irmãs de Notre Dame, que estão presentes em Espumoso há mais de 85 anos, continuarão sua missão de assistência e cuidado na cidade por meio da Obra Social Santa Júlia. A transição da gestão representa um novo capítulo na história do hospital, com a esperança de melhorias significativas no atendimento à população.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper
Fonte: Prefeitura Espumoso/Hospital Notre Dame São Sebastião