Na noite de quarta-feira, 30 de outubro, municípios gaúchos foram reconhecidos por projetos bem-sucedidos em 16 categorias, que incluíram saúde, educação, turismo, direitos humanos e desenvolvimento rural, entre outros. A cerimônia de premiação ocorreu no Centro de Eventos de Nova Petrópolis, em um evento nacional voltado para inovação e empreendedorismo na gestão pública municipal.
Dos 279 projetos concorrentes, apresentados por 125 prefeituras, 48 foram premiados, representando 38 municípios. Fortaleza dos Valos destacou-se como um dos vencedores, conquistando o primeiro lugar na categoria Melhor Idade 60+, com o projeto “Laços de Afeto: celebrando a conexão com nossos avós”. Essa iniciativa foi realizada em parceria pelas Secretarias de Assistência Social e Habitação, Educação, Cultura e Desporto, e Saúde.
O projeto envolveu alunos dos anos iniciais e do ensino médio da Rede Estadual e Municipal, promovendo a inclusão social e a valorização da pessoa idosa por meio da contação de histórias e palestras. A ação fortaleceu os laços entre gerações e incentivou a troca de carinho, afeto, cuidados e experiências de vida, além de preservar a cultura, costumes e tradições. Um curso de atualização para cuidadores de idosos também faz parte da iniciativa e está em andamento no município.
Representando Fortaleza dos Valos, a Prefeita Marcia Rossatto Fredi esteve presente no evento acompanhada das Secretárias de Educação, Elaine Pegoraro Doll, e de Saúde, Hilda Schneider, da Diretora da UBS Morada do Sol, Gilmara De Bortoli, da Diretora do Departamento de Políticas Sociais e Coordenadora do CRAS, Nadia Batu Darold, e da Assessora de Gabinete, Ana Luiza Lopes. Elas receberam o troféu das mãos do Presidente da Federação e Prefeito de Barra do Rio Azul, Marcelo Arruda, celebrando a conquista que destaca a importância do cuidado e valorização da melhor idade no município.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper