A instabilidade climática deverá avançar sobre o Rio Grande do Sul na tarde desta sexta-feira, 1º de novembro. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) atualizou o alerta de “perigo potencial” de tempestade, antes restrito à faixa Oeste do estado, e ampliou para novas regiões, com validade até as 18h.
De acordo com o Inmet, há previsão de chuva entre 20 e 30 milímetros, com rajadas de vento que podem alcançar até 60 km/h e possibilidade de queda de granizo. O alerta agora cobre a faixa Oeste e a Metade Sul do estado, além das regiões Central, Vale do Rio Pardo, Missões e Noroeste. Áreas do sul da Região Metropolitana de Porto Alegre e parte do Litoral Norte até Mostardas também estão incluídas no aviso.
Em algumas localidades, o volume de chuva pode se aproximar dos 50 milímetros até o fim do dia, mesmo após o término do horário de alerta. O Inmet considera baixo o risco de ocorrências mais graves, como cortes de energia elétrica, danos em plantações, queda de galhos e alagamentos.
Por outro lado, Porto Alegre, Vale do Sinos, Serra, Vale do Taquari e a metade leste da Região Norte não estão abrangidas no alerta. A previsão, ainda assim, recomenda atenção aos possíveis efeitos da instabilidade climática sobre as demais regiões até as 18h desta sexta-feira.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper