Na madrugada desta quarta-feira, 30 de outubro, faleceu o ex-prefeito Nilton Paulo Homercher, aos 86 anos, no Hospital São Vicente de Paulo, onde estava internado.
Recentemente, Homercher recebeu duas homenagens do Poder Executivo: em 2021, foi condecorado com um troféu em celebração aos 200 anos de Cruz Alta, junto a todos os ex-prefeitos e ex-vice-prefeitos. Em 2022, foi agraciado com a Medalha Pinheiro Machado, a maior honraria do município.
Natural de Cruz Alta, no então distrito do Cadeado, Homercher nasceu em 1º de fevereiro de 1938, filho de Rodolfo Homercher e Meazotelina Pereira. Iniciou seus estudos na Escola Daltro Filho (atualmente Coronel Barros) e no Ginásio Cristo Redentor de Cruz Alta. Serviu por seis anos na Escola Regimental do Exército, no 17° Batalhão de Infantaria (atual EASA). Formou-se em Contabilidade pela Escola Técnica de Comércio e cursou a Faculdade de Direito de Santo Ângelo, embora não tenha concluído.
Homercher teve uma longa carreira política, militando no antigo PTB e sendo eleito vereador por dois mandatos consecutivos, em 1968 e 1974. Eleito prefeito de Cruz Alta em 1992 pelo PMDB, também foi um comerciante de destaque, dirigindo seu conhecido estabelecimento, "O Bolichão".
Homercher foi velado no Plenário da Câmara de Vereadores de Cruz Alta, o sepultamento aconteceu às 17h no Cemitério Municipal. A prefeita de Cruz Alta, Dra. Paula Rubin Facco Librelotto, prestou suas condolências, destacando a importância de Homercher como um líder do MDB.
"Hoje nos despedimos de um dos maiores líderes do MDB. Um prefeito reconhecido pelos investimentos na saúde e na valorização do funcionalismo público. Para mim, ele foi um grande conselheiro que deixa um legado de amor, responsabilidade e doação pela cidade", declarou a prefeita.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper